sáb 20 abr 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeConfira a cobertura especial da 19ª Jornada de Agroecologia

Confira a cobertura especial da 19ª Jornada de Agroecologia

Com mais de 20 shows e 30 oficinas e seminários gratuitos, a Jornada é um dos maiores eventos de Agroecologia do Brasil

Veja os destaques da 19ª Jornada de Agroecologia, que conta com a cobertura especial realizada pelos alunos da disciplina de Laboratório de Radiojornalismo II para o Jornal Comunicação.

Dia 5

Dia 4

Dia 3

Dia 2

Foto: Jaine Vergopolem

Dia 1

Foto: Jully Ana Mendes

Curitiba recebe, nesta quarta-feira (22), a 19ª Jornada de Agroecologia, que reúne organizações não-governamentais, movimentos sociais e universidades para promover diálogos a respeito da luta pela terra e pela reforma agrária, a defesa da agricultura camponesa e a agroecologia.

É a terceira vez que o evento, referência nacional em Agroecologia, acontece na capital paranaense. Neste ano, a jornada conta com a cobertura especial do Jornal Comunicação, que publicará boletins diários com os destaques das feiras e atrações.

A partir das 12h30 de quarta-feira (22), os visitantes podem desfrutar de feira de alimentos orgânicos e agroecológicos, apresentações culturais, show de artistas locais e nacionais, oficinas, seminários, exposições de fotografias e charges, espaço de Saúde Popular e culinária. A Jornada será entre 22 a 26 de junho, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná, bairro Rebouças – ao lado do shopping Estação.

Saiba mais sobre a programação do evento:

Jornada de Agroecologia

A Jornada é promovida a muitas mãos desde 2002, por organizações e movimentos sociais do campo e da cidade. Ao todo, são 68 organizações que constroem a Jornada de forma coletiva e em rede, com o lema comum: “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos! Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade e Colhendo Soberania Alimentar! Construindo o Projeto Popular para a Agricultura”.

Esta edição da Jornada ocorre em um cenário de desmonte de políticas ambientais, aumento da violência no campo, do desmatamento, da fome e do uso de agrotóxicos. Desde o início do governo Bolsonaro, quase 1.750 novos agrotóxicos foram liberados. Destes, 30% são proibidos na União Europeia. Também tramitam no Congresso Projetos de Lei que buscam fragilizar ainda mais a proteção do meio ambiente. Um deles é o “Pacote do Veneno”, em discussão no Senado, que busca flexibilizar ainda mais o uso de agrotóxicos no Brasil.

19ª Jornada de Agroecologia
Data: de 22 a 26 de junho
Local: Campus Rebouças, da Universidade Federal do Paraná, Avenida Sete de Setembro, 2645, bairro Rebouças, Curitiba (PR).

Para saber mais:
www.jornadaagroecologia.com.br | facebook.com/jornadade.agroecologia

Kássia Calonassi
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.