ter 26 out 2021
HomeDestaques5º Copa da Integração Metropolitana incentiva o futebol amador na RMC

5º Copa da Integração Metropolitana incentiva o futebol amador na RMC

Enquanto grande parte do Paraná tinha seus olhos grudados nas quartas de final do Campeonato Paranaense, o pequeno Estádio dos Patamares, em Piên, vibrava com outras torcidas. A disputa entre o time da casa e a seleção municipal de Campo do Tenente, que aconteceu nesse domingo (16), deu início à 5ª edição da Copa de Futebol da Integração Metropolitana, campeonato amador que busca aproximar as cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) através do futebol. A partida terminou com a vitória de 4 x 2 para Piên, cidade que foi campeã em 2013.

A competição acontecerá no mesmo formato da edição passada: modelo mata-mata, com as equipes realizando um jogo em casa e o outro no estádio do adversário. A equipe que apresentar melhor desempenho na soma das partidas classifica-se para a próxima fase. As regras foram aprovadas no arbitral técnico realizado em 20 de fevereiro, na sede da Federação Paranaense Futebol. A Prefeitura de Curitiba subsidia todo o campeonato, sobrando às seleções dos municípios participantes apenas o custo de transporte.

A final da 4ª edição, em 2013, lotou o estádio da cidade de Piên. (Foto: Divulgação)

Neste ano, o número de municípios participantes subiu para 18, sendo que 16 estiveram no ano passado. Os times de 2014 são de Piên, Campo do Tenente, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Pinhais, Rio Negro, Contenda, Balsa Nova, Quatro Barras, Tunas do Paraná, Mandirituba, Cerro Azul, Curitiba, Araucária, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Quitandinha e Rio Branco do Sul.

A Copa é uma iniciativa das Secretarias de Assuntos Metropolitanos e de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Curitiba. De acordo com o Superintendente da Secretaria de Assuntos Metropolitanos, Leônidas Dias, a ideia é que um município possa visitar o outro ao longo dos jogos, fazendo uma integração através da área esportiva. Ele também coloca que a Copa motiva o esporte de forma mais localizada. “Os campeonatos do próprio município acabam sendo valorizados, pois existe perspectiva de ter uma representação fora [do município]”, afirmou.

Na hora de montar a equipe para jogar, algumas cidades inscrevem o time campeão de algum torneio local, e outras fazem uma seleção entre os jogadores do município. Segundo José Mario, treinador de Piên, montar uma seleção não é fácil, e não tem como agradar todo mundo. Contudo, conta que o campeonato mobilizou toda a cidade. “O apoio principal vem da Prefeitura de Piên, mas também da população e do comércio. Acredito que estamos com um time melhor do que no ano passado”, disse.

Curitiba e o futebol amador

Considerado o mais tradicional do país, o futebol amador de Curitiba tem campeonatos consolidados, como a Copa Paraná. Segundo o professor André Mendes Capraro, especialista em futebol e sociedade, “o grande problema [dessa consolidação] é que o futebol se torna amador na tradição, mas semiprofissional na prática”. Times amadores tradicionais, como o Trieste de Santa Felicidade, chegam a possuir estrutura de time profissional. Remuneram jogadores, têm estrutura física, patrocinadores e formam jogadores de base para vender.

Campeonatos como a Copa de Futebol da Integração Metropolitana vêm na contramão desse processo, buscando valorizar o futebol amador de fato. Wilson Pires, organizador da Copa, explica que só podem participar jogadores não federados, que ainda residem na cidade pela qual jogam e que não disputaram a Copa Paraná recentemente. Essas regras possibilitam a valorização de 600 a 700 atletas amadores da região metropolitana.

Em termos municipais, o campeonato curitibano que busca essa mesma valorização é a Copa Kaiser. Em 2013, teve sua 5ª edição, na qual o Mengão do Bairro Lindóia consagrou-se campeão e tornou-se o representante de Curitiba na Copa da Integração.

Confira o placar dos jogos da 1ª rodada:

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h – abertura oficial

Piên 4 x 2 Campo do Tenente

Estádio dos Patamares

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Agudos do Sul 0 x 7 Almirante Tamandaré

Estádio Alfredo Caetano Dos Santos

 

Dia 15/03/2014 (sábado)– 15h30

Pinhais 1 X 3 Rio Negro

Estádio Belarmínio Alves Pereira

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Contenda 4 X 1 Balsa Nova

Estadio Contenda Futebol Clube

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Quatro Barras 4 X 1 Tunas Do Paraná

Estádio Municipal Osni Antonio Da Silva

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Mandirituba 2 X 1 Cerro Azul

Estádio Associação de Moradores da Lagoinha

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Mengão Lindóia/Curitiba 2 X 3 Araucária

Estádio Ismael Gabardo

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Campo Magro 3 X 1 Arsenal/Fazenda Rio Grande

Estádio José Jarek

 

Dia 16/03/2014 (domingo) – 15h

Quitandinha 3 X 1 Rio Branco do Sul

Estádio Francisco Lechinoski

A segunda fase acontecerá nos dias 30/03 e 06/04.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes