A Gralha que renasce das cinzas: Paraná Clube é campeão da Série Prata de Futsal

Tricolor levanta sua primeira taça após volta ao cenário profissional de futsal

Atletas do Paraná Futsal comemorando título inédito. Foto: Divulgação/Paraná Clube Futsal

Nesse sábado (22), o Paraná Clube conquistou o título da Série Prata de Futsal Paranaense contra o Terra Boa. O tricolor curitibano bateu o clube do norte do estado por 6×2 no terceiro jogo da série no Ginásio Arnaldo Zampieri, em Terra Boa. Com a vitória, além de levantar a taça, o Paraná garantiu sua vaga na Série Ouro Paranaense, o mais alto escalão do futsal no estado. O clube volta a disputar a divisão após 14 anos.

O clube da capital voltou a disputar as principais divisões do futsal profissional paranaense em 2023, quando ingressou na Série Bronze, equivalente à terceira divisão do futsal estadual, e recebeu grande apoio da torcida paranista, que lotou o Ginásio da Kennedy, sede do clube, e o Ginásio do Tarumã, palco das principais partidas da temporada por comportar um número maior de torcedores. O ala e capitão do time na reestruturação, Felipe Berleze, lembra da emoção de ser chamado para fazer parte de um momento tão importante para o clube: “Para mim foi uma honra ter recebido o contato para vir fazer parte da reconstrução do clube, são pessoas muito sérias e comprometidas que estão por trás desse sucesso todo do clube no futsal.” Mas apesar de carregar a faixa, Berleze explica que o termo capitão representa todos os atletas do clube, não apenas o jogador que carrega o acessório. “O nosso grupo de atletas é feito de vários capitães, todo mundo agrega da sua forma no nosso dia a dia de treinamentos”, comenta.

Na final daquela Série Bronze, o Paraná foi superado pelo Terra Boa em duas partidas, iniciando uma rivalidade entre as duas equipes. Em 2024, o clube bateu na trave na tentativa de conquistar o segundo acesso em sequência, servindo de aprendizado para o ano de 2025. O supervisor de futsal do clube, Luiz Ferraz, explica como essa frustração momentânea foi usada para a construção de um ano memorável. “O mais importante foi ter identificado todas essas falhas para, nesse ano, ter um ano impecável, de ser um dos times do estado que mais jogou na temporada”, lembra. Além do Paranaense, o Paraná disputou o Campeonato Brasileiro de Futsal, terminando na 5ª posição.

A revanche

Após garantir a vaga na Série Ouro, eliminando o Galo Futsal em Dois Vizinhos na semifinal, a equipe chegou à decisão da Série Prata contra um rival já conhecido, o campeão da Série Bronze 2023, Terra Boa. A primeira partida, disputada no Ginásio do Tarumã, terminou 7×3 para o Paraná, resultado que deixava o clube a um empate da taça. A segunda partida, disputada em Terra Boa, foi recheada por polêmicas de arbitragem, com duas expulsões ignoradas e um pênalti não marcado para a equipe paranista, na visão da delegação tricolor, trazendo um clima mais inflamado para a disputa e acabando em 3×1 para a equipe da casa. Já no terceiro e decisivo jogo, resultado elástico, 6×2, garantiu o título para o Tricolor da Vila.

Apoio em massa da torcida tricolor no primeiro jogo da final. Foto: Marya Marcondes

Artilharia e acesso

Além do título coletivo, o camisa 10 paranista, Guss, ainda se consagrou artilheiro da competição, marcando 24 gols, sendo 4 deles nas finais. Junto com o Paraná Clube, o vice-campeão, Terra Boa e o terceiro colocado da competição, Galo Futsal, garantiram suas vagas para a Série Ouro 2026.

Reportagem: Gustavo Gomes | Edição: Marya Marcondes | Orientação: Gabriel Bozza

Sair da versão mobile
Acessar o conteúdo