A abertura da temporada de Natal de Curitiba aconteceu hoje (24), na praça Santos Andrade, com a apresentação inédita do espetáculo “A Inesquecível Fábrica de Emoções”. O evento, que uniu música, dança e projeções mapeadas na fachada do Teatro Guaíra, marca o início do maior Natal do Brasil em número de atrações.
Quem passou pela região do centro durante a tarde se deparou com uma estrutura pouco usual: um palco montado do lado de fora do Teatro Guaíra. A cena tomou forma por volta das 19h, na medida em que moradores se juntaram ao redor da fachada e assistiram ao primeiro espetáculo natalino. A apresentação trouxe música, referências regionais e efeitos tecnológicos, narrando a história de um Papai Noel em busca de inspiração para fabricar novos brinquedos.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, deu as boas-vindas ao público e falou sobre as altas expectativas para os próximos dias: “É um Natal muito bonito que está sendo entregue para os cidadãos de Curitiba. É o melhor do Brasil e é nosso.”
Andreia Franco, moradora da cidade, foi assistir ao teatro com seu marido e dois filhos e diz ter se surpreendido com a estrutura de luzes da praça. “No geral está muito bom, muito bonito. A gente gosta muito de Natal, então sempre fazemos a programação. Nós já compramos ingresso para a apresentação da Disney e do Quebra Nozes e pretendemos participar de todos os eventos”, relata animada.
A apresentação “A inesquecível fábrica de emoções” faz parte de uma programação de mais de 150 espetáculos ao ar livre produzidos pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), patrocinadores e setor privado. O tema central deste ano é “Juntos, o inesquecível acontece”. Durante 44 dias, pessoas de todas as idades poderão acompanhar performances, corais e oficinas que ocorrem em diversos pontos da cidade.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo explica que a inspiração para a escolha do tema foi o próprio processo de criação do projeto na cidade. “ ‘Juntos, o inesquecível acontece’ nasce da forma como o Natal de Curitiba é construído. Tudo o que o público vê, desde as apresentações até a ambientação da cidade, é resultado de um trabalho integrado entre diversas áreas da Prefeitura, da dedicação das equipes do Instituto Municipal de Turismo e da parceria constante com a iniciativa privada. Quando todos colaboram, o resultado ganha vida, significado e se torna verdadeiramente inesquecível”, disse.
Para conferir a programação completa e diária da temporada, basta acessar o site Guia Curitiba. O usuário pode filtrar os eventos por data, região e tipo de atração desejada.
Movimentação na economia
Com estimativa de recorde de público, o Natal deve impactar a economia e a geração de empregos da cidade. De acordo com o Instituto Municipal de Turismo (IMT), a previsão é que, com o crescimento de cerca de 10% no número de visitantes, a movimentação de recursos alcance R$ 439,8 milhões, englobando gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. Em 2024, foram R$ 399,9 milhões. Em coletiva de imprensa, Pimentel reforçou outro recorde deste ano: este é o Natal com maior participação privada na história de Curitiba, totalizando mais de 50% dos investimentos da temporada. “Isso é dinheiro sendo injetado na veia da cidade”, conclui.
A dona da barraquinha Maroka´s, na Santos Andrade, Mara Oliveira, está com grande expectativa para as vendas do período. Os artesanatos e decorações natalinas cuidadosamente dispostos no balcão confirmam a chegada da época de muito movimento na clientela.
“A nossa esperança é que os eventos atraiam o público e esse público consuma das barraquinhas, tanto os turistas como os moradores da região”, afirma.
Devido às estruturas e ao maior fluxo de pessoas nas ruas, o trecho entre a Conselheiro Laurindo e Alfredo Bufren ficará bloqueado até o dia 2 de janeiro de 2026 para garantir a segurança de quem participa das atrações de Natal na praça Santos Andrade.
Reportagem: Alice Lima | Edição: Marya Marcondes | Orientação: Gabriel Bozza
