qua 24 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: libere o artista dentro de você

Agenda Federal: libere o artista dentro de você

Apesar de você passar a maior parte da sua vida na universidade estudando, é possível ter uma rotina bastante diferenciada fora da sala de aula e sem se desvincular da UFPR. A instituição ajuda até a despertar um lado artístico que muita gente nem acredita que possui, incentivando prática de instrumentos musicais, danças variadas e outros gêneros de atividades – e a inscrição para esses grupos é um dos destaques da Agenda Federal desta semana. Vai que você não se descobre um grande ator, músico ou dançarino? Só tentando para saber se você leva jeito.

Confira a programação na UFPR de 25 de fevereiro a 2 de março:

Celin

Fonte da imagem: Divulgação/Celin

As inscrições propriamente ditas para o Celin são apenas na semana que vem (e, sim, você vai ficar sabendo delas por aqui), mas os testes de nivelamento, para saber em que nível você está em determinado idioma, serão realizados nos primeiros dias de março. O site do Centro de Línguas da UFPR tem todas as informações completinhas para você não perder as datas.

Fonte da imagem: Divulgação/FNE

O Fórum Nacional de Educação é uma instituição do Governo Federal que procura ligar sociedade e Estado por meio de discussões, avaliações e suporte técnicos a projetos, leis e deliberações da área. Para que o objetivo se cumpra, é necessário ouvir o povo – e o Paraná terá sua primeira audiência livre nesta semana, sediada na UFPR. Estão confirmados Francisco das Chagas Fernandes (Secretário Executivo Adjunto do MEC e Coordenador do Fórum Nacional de Educação), Ângelo Ricardo de Souza (professor e pesquisador da UFPR), Andrea Barbosa Gouveia (professora e pesquisadora da UFPR) e um representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação
Sexta-feira (1º), a partir das 8h30min;
Local: Anfiteatro 100 do 1º andar do Edifício Dom Pedro I (Reitoria);
8h30 – Abertura;
9h às 12h30 – Mesa de debates: A Conferencia Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação e o Regime de Colaboração;
Inscrições feitas no local do evento ou por aqui (200 vagas).

Fazendo arte

Fonte da imagem: Divulgação/Proec

Coral, orquestra filarmônica, grupo de MPB, dança (moderna ou não), teatro e musicalização infantil. Se você já teve curiosidade de praticar algumas dessas modalidades artísticas mas não encontrava estrutura ou local, saiba que a solução está mais próxima do que você imagina: na própria UFPR. Os grupos artísticos da Universidade estão com seleção aberta para novos integrantes, com o prazo quase chegando ao fim.

Seleção para grupos artísticos da UFPR
Inscrições até 5 de março de 2013, das 14h às 18h;
Coro: (41) 3310-2635 – coro@ufpr.br
Orquestra Filarmônica: (41) 3310-2640 – orquestra@ufpr.br
Grupo de MPB: (41) 3310-2742 – mpb@ufpr.br
Téssera Companhia de Dança: (41) 3310-2708 – tessera@ufpr.br
Curso de Dança Moderna: (41) 3310-2708 – cdm@ufpr.br
Companhia de Teatro Palavração: (41) 3310-2736 – palavracao@ufpr.br
Musicalização Infantil: (41) 3310-2742 – mpb@ufpr.br
Para mais informações, consulte o site da Proec.

Tá acabando!

A Agenda Federal divulgou no começo de fevereiro que as incrições para o Probem (Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção) do 1º semestre de 2013 da UFPR havia começado. Já estamos há poucas semanas do fim do período – e vamos reforçar o aviso para quem acabou se esquecendo. Os interessados em bolsa-permanência, auxílio-moradia e auxílio-refeição precisam obrigatoriamente entregar os documentos no prazo, independentemente do ano de graduação em que se encontram ou se já recebem ou não os pagamentos.

Probem UFPR
Inscrições até 15 de março de 2013;
Para conferir o edital completo, clique aqui.

Anuncie aqui!

O Agenda Federal pode ser seu espaço de divulgação! Seu curso vai oferecer alguma atividade interessante e que precisa de divulgação? O centro acadêmico vai dar aquela festa e quer o máximo de presentes possíveis? Tem algum anúncio de produto ou moradia relacionado à Universidade? É só mandar um email para jornalcomunicacao@ufpr.br com a sua sugestão. Até a próxima!