O mês de agosto é dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno. Pensando nisso, o Shopping Curitiba está arrecadando recipientes que servirão de armazenamento para o leite. Os potes devem ser de vidro, com boca larga e tampa de plástico, e serão enviados ao Banco de Leite do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR). As doações podem ser feitas no fraldário do shopping, no piso L4, até o dia 31 de agosto.
“Conectamos pessoas, ideias e propósitos e cada vez mais estamos utilizando nossos espaços para contribuir com a sociedade. O Agosto Dourado é uma campanha de extrema importância, convidamos todos a participarem doando potes de vidro e divulgando a iniciativa”, comenta Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.
De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é fundamental para a vitalidade da criança, tendo grande impacto na redução da mortalidade infantil. Segundo o pediatra Carlos Alberto da Silva, a amamentação auxilia no fortalecimento do sistema imunológico do bebê: “O leite materno é uma vantagem principalmente na proteção contra doenças graves como diarreia, anemia, pneumonia e infecções, e na formação dos ossos da face. A criança recebe os anticorpos da mãe através do leite”, pontua o médico.
Além do fator imunológico para o bebê, a amamentação também é importante para a saúde da mãe: “Ela tem proteção contra a diabetes e doenças cardíacas, por exemplo. Outro fator bem importante também, é que a amamentação aumenta a proteção contra o câncer de ovário. Além disso, contribui para a redução do peso que foi ganho durante a gestação”, comenta o pediatra.
No dia 19 deste mês também é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, só no ano de 2023 mais de 11 mil bebês foram beneficiados com as doações de leite materno, que ultrapassou 21 mil litros. Apesar disso, a quantidade ainda não é suficiente para suprir a demanda de todas as Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.
No estado do Paraná existem 15 bancos de leite humano e 15 postos de coleta. Toda mãe que amamenta é uma possível doadora. Em Curitiba os bancos de leite são encontrados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Hospital do Trabalhador, e no posto de coleta no Hospital Pequeno Príncipe.
Serviço:
Shopping Curitiba
Até 31 de agosto
Arrecadação de potes de vidro, com boca larga e tampa de plástico
Fraldário (Piso L4).