Por Murilo Ferreira
Nesta quarta-feira (19), às 19h, a Arena da Baixada recebe o jogo solidário “Bola pra Frente, Rio Bonito do Iguaçu”, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura de Curitiba. Fernandinho, Gabiru, Marlos, Nem, Dagoberto, Renan Lodi, Tcheco e vários craques do futebol estadual entram em campo com a missão de arrecadar fundos para o município, devastado pelo tornado.
Segundo a Defesa Civil do Paraná, o município vive a maior tragédia de sua história: sete mortes, centenas de feridos e destruição de 90% de toda a área urbana devido ao tornado. O jogo solidário surge como alternativa rápida e transparente de mobilização, envolvendo ídolos dos principais clubes do estado e emocionando quem conviveu com as perdas da cidade.
Para aqueles que não estiverem presentes no jogo, a partida será transmitida ao vivo pela TV Assembleia e pelas principais rádios esportivas. Durante o evento, doações poderão ser feitas por QR Code que será disponibilizado na tela da transmissão ou pelo site Disk Ingressos. O jogo está com o ingresso no valor de R$40,00 o valor arrecadado será revertido à reconstrução da cidade. No estádio, também haverá arrecadação de alimentos, água, itens de higiene e ração animal.
A mobilização toca especialmente atletas e torcedores com raízes na região. Pablo Bartoski, atleta que morava em uma cidade vizinha a Rio Bonito do Iguaçu, conta: “Fico feliz pelo evento, é um momento muito difícil que o município passa, mas estaremos lá com muita felicidade para ajudar um lugar com tantas pessoas boas e trabalhadoras.”
O torcedor Lucas Ferreira, de 27 anos, também destaca a importância dessa corrente que une futebol e solidariedade, “O esporte é isso na realidade, é muito bonito ver toda essa movimentação após uma tragédia que afetou tantas vidas, estaremos lá presentes para ajudar.”
A expectativa é lotar a Arena da Baixada e ampliar a rede de apoio para garantir ajuda rápida e eficiente às centenas de famílias impactadas pelo desastre. A partida busca mostrar que a união do esporte, da sociedade e dos paranaenses pode transformar realidades mesmo diante de uma grande tragédia.
Editado por Amábili Gomes
