Atleta curitibana conquista os 10 km da Maratona de Curitiba 2025

Isadora Martello venceu a prova em 38min49s e celebrou o resultado como fruto de constância, disciplina e amor pela corrida

Isadora Martello segurando seu prêmio e exibindo seu ritmo de prova. Reprodução: Instagram

A Santander Maratona de Curitiba 2025 reuniu 16,2 mil atletas neste domingo e registrou a maior edição de sua história, com recordes, percurso por 22 bairros e premiação inédita, sendo a maior da América do Sul, totalizando um prêmio de R$604 mil entre os melhores colocados gerais. Na prova dos 10 km, um dos destaques da programação, a curitibana Isadora Martello venceu pela primeira vez ao completar o trajeto em 38min49s.

Com largadas em ondas a partir das primeiras horas da manhã e estrutura reconhecida com selo internacional da World Athletics, o evento movimentou as ruas da capital. Entre atletas profissionais e amadores espalhados pelas quatro distâncias — 42 km, 21 km, 10 km e 5 km — Isadora se destacou pelo desempenho consistente e pela leveza que já marca sua relação com a corrida.

A atleta divide seus treinos entre duas corridas regenerativas e duas sessões com estímulos mais intensos, com o sábado reservado ao treino mais longo e a quarta-feira ao mais forte. A programação inclui ainda três treinos específicos de força e sessões semanais de liberação miofascial, fundamentais para manter o corpo respondendo bem ao volume. Para ela, o resultado simboliza a recompensa por meses de paciência e comprometimento. “É trabalho e suor recompensado. Quando a gente é constante e faz com amor, as coisas acontecem”, resume.

Apesar do crescimento no cenário da corrida, Isadora admite que às vezes perde a noção da proporção de sua própria trajetória. Com mais de 18 mil seguidores em sua conta profissional, a atleta se surpreende com o carinho dos seguidores. “Quando alguém vem falar comigo fico super surpresa, e me tira lágrimas quando recebo mensagens de seguidoras dizendo que se inspiram na minha história”, conta. A pesquisa “Por Dentro do Corre”, realizada pela distribuidora de material esportivo Olympikus com a agência Box1824, revela que 65% dos corredores afirmam consumir conteúdo sobre corrida nas redes sociais, criando uma comunidade com uma mensagem bem clara, qualquer um pode correr.

Mais do que perseguir performance, Isadora deseja inspirar quem acompanha sua jornada. “Quanto mais pessoas eu conseguir atingir e inspirar, melhor. Quero mostrar que não é tudo sobre performance. A corrida é um dos esportes mais lindos porque é recompensador. Se você é constante, acredita e põe a cabeça naquilo, ela retribui. Para mim, é o esporte mais lindo do mundo.”

Reportagem: Gabriel Costa/ Edição: Gustavo Gomes/Orientação: Gabriel Bozza

Sair da versão mobile
Acessar o conteúdo