Comissão da UFPR se reúne para definir diretrizes para o campus Jandaia

Jandaia do Sul é a mais nova cidade escolhida para receber novo campus da UFPR. Além da capital, a universidade já possui dois campi em outras regiões do estado, no litoral e em Palotina. Foto: Fábio Dias/Gazeta do Povo

A comissão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reuniu nesta terça-feira (02) para organizar as novas diretrizes para a implantação do novo campus em Jandaia do Sul, cidade localizada no norte do Paraná. Além de definir os cursos ofertados, o encontro fortaleceu a parceria da instituição com a Fundação Educacional Jandaia do Sul (Fafijan).

Segundo a diretora do Setor de Educação da UFPR e também integrante da Comissão de Implantação Andréa Caldas, ao todo cinco cursos serão oferecidos: dois na área de educação (Licenciatura em Física e Matemática e Licenciatura em Química), e três ligados às engenharias (Engenharia Agrícola, de Produção e de Alimentos).

¨O que já temos de concreto, além dos cursos de graduação, é que o Ministério da Educação vai custear a construção de um campus na cidade. Enquanto isso não acontece, a UFPR deve compartilhar espaço com a Fafijan. A intenção é abrir concurso vestibular já para o próximo ano¨, afirma Andréa. Essas propostas serão apresentadas para votação na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) no dia 12 de julho.

Jandaia do Sul é a mais nova cidade escolhida para receber novo campus da UFPR. Além de Curitiba, a universidade já possui dois campi em outras regiões do estado, no litoral e em Palotina.    Foto: Fábio Dias/Gazeta do Povo

Novo campus

O projeto de implantação da unidade foi aprovada no mês de abril pelo Conselho Universitário (Coun). Na reunião, foi criada uma comissão responsável por avaliar questões pedagógicas e estruturais do novo campus.

Em maio, a comissão fez uma visita à Jandaia para conhecer o espaço ofertado pela Fafijan. A faculdade obteve nota máxima do MEC em relação a infraestrutura e funciona apenas no período noturno. Enquanto não tiver sede própria, a UFPR poderá usar o local para iniciar as atividades letivas na cidade.

¨A implantação do Campus conta com o apoio da prefeitura para a doação de terreno à UFPR e também da Fafijan, para o uso das nossas instalações¨, explica a diretora da fundação, Maria Gertrudes Guimarães.

Impacto para a cidade

Jandaia do Sul faz parte do chamado vale do Ivaí, composto por 28 municípios. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), a região possui 324.075 habitantes e é considerada o segundo território mais populoso da região norte do Paraná.

Maria Gertrudes considera positiva a implantação do campus da UFPR na cidade. Para a diretora, a iniciativa levanta a possibilidade de ampliar as oportunidades de estudo para os jovens da região. “O interesse da UFPR em estender os braços para o interior do estado é visto com satisfação pela população local, o que demonstra que a instituição não tem o olhar voltado apenas para Curitiba, mas também para as comunidades que têm potencial e anseiam por mudanças”, completa.

Pular para o conteúdo