Documentário mostra pacientes que percorrem mais de 50km para tratar doenças no HC da UFPR

A obra também é uma homenagem ao pai do autor, que viajou de Matinhos a Curitiba em busca de tratamento durante anos

O documentário “A viagem é longa: pacientes tratam doenças do Hospital de Clínicas da UFPR” foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, pela UFPR, por Guilherme Lara da Rosa, no ano de 2022.

O trabalho, orientado pelo Prof. Dr. Hendryo André, retrata parte das histórias de pacientes que deixam suas cidades de origem para fazer tratamento no maior hospital público do Paraná, o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR).

Guilherme conta que este produto também é uma homenagem ao seu pai, Gomercindo Lara da Rosa, que foi assistido e tratado pelo hospital durante anos, mas acabou falecendo em novembro de 2021, seis meses antes do projeto ser concluído.

“Lembro que um dia eu liguei para o meu pai, já era de noite, e ele estava voltando para Matinhos após um dia todo de tratamento em Curitiba. Percebi que ele estava bem cansado e estava muito frio. Depois que desliguei o telefone pensei, quantas pessoas passaram por isso e precisam largar seus empregos e famílias para fazer consultas e tratamentos em outras cidades?”, conta Guilherme. Assim surgiu a ideia para a produção do documentário.

Confira o material completo abaixo:

Pular para o conteúdo