qui 25 abr 2024
HomeDestaquesEncontros preparatórios para a Conferência Municipal de Cultura aproximam população das políticas...

Encontros preparatórios para a Conferência Municipal de Cultura aproximam população das políticas culturais

A conferência começa nessa sexta-feira
Foto: divulgação

A 4ª Conferência Municipal de Cultura acontece em Curitiba nos dias 26, 27 e 28 de julho. Ao longo da semana, foram realizados encontros preparatórios para o evento nos núcleos regionais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). O objetivo dos núcleos é inteirar a comunidade local e artística dos bairros sobre os assuntos que serão discutidos na conferência nacional, sendo eles: implantação do sistema nacional; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais; e Cultura e Desenvolvimento.

Segundo o assessor de relações institucionais da Fundação Cultural de Curitiba e presidente da comissão organizadora da conferência, Elton Barz, os encontros preparatórios são de extrema importância para a população, pois dão acesso aos direitos à cidadania como, por exemplo, a lei de incentivo à cultura. Além da classe artística e de toda a população interessada, Barz defende também a participação dos universitários no processo, “A universidade, como centro de produção, deve ser participativa nos projetos que dizem respeito à cultura”, comenta.

Luiz Dalazen, professor de dança de salão do Mix Studio do Corpo, diz que Curitiba vive um momento histórico para a cultura local. Como profissional e agente artístico envolvido com as questões políticas para a cultura na cidade, vê nos encontros grande oportunidade para informar a população acerca dos projetos. “É muito importante que a grande massa, que não está envolvida com política, descubra como se transforma a política cultural”, opina.

Com o ingresso da cidade no Sistema Nacional de Cultura, em março desse ano, pela gestão do prefeito Gustavo Fruet, Curitiba deve cumprir uma série de etapas para efetivar sua participação no sistema, como a manutenção de um plano municipal de cultura, alteração de leis e criação de cursos de capacitação para a classe artística. Os encontros regionais giram em torno de discussões e esclarecimentos sobre esses passos.

Encontros já realizados

No Centro da Juventude Eucaliptos aconteceu a reunião da comunidade da Regional Boqueirão – Bairro Novo, que discutiu também a questão da descentralização da cultura na cidade. Segundo Istael Fraga de Batista , coordenadora do Núcleo Regional do Boqueirão da FCC, ações culturais devem ser proporcionadas também para os bairros, tirando o foco do centro da cidade. Dos quatro encontros realizados na regional participaram artistas plásticos, músicos e artesãos, entre outros residentes da comunidade, como membros das associações de moradores.

O encontro da Regional do Boa Vista – Santa Felicidade contou com 30 participantes entre produtores culturais, profissionais de dança, teatro e circo. Segundo Maricleia Kamaroski, assessora da Fundação Cultural, nos encontros já são discutidos nomes de representantes para a Conferência Municipal. Essas pessoas serão os delegados para a 3ª Conferência Estadual, que acontece nos dias 14 e 15 de setembro em Guarapuava e, por fim, para a 3ª Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em Brasília de 26 a 29 de novembro.

As inscrições para a Conferência Municipal podem ser feitas através do site http://cmc.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/