Espaços de cinema promovem programação alternativa em Curitiba

A cinemateca de curitiba tem por objetivo preservar a memória cinematográfica e difundir a arte da imagem em movimento (Foto: Divulgação Cinemateca)

Curitiba conta com salas de cinema que fogem das tradicionais, presentes em shoppings e com filmes geralmente hollywoodianos. Jefferson Grochovski, estudante de cinema da Faculdade de Artes de Curitiba, frequenta estes espaços há cinco anos e garante que já teve contato com muitos filmes interessantes graças a este circuito alternativo.

A cinemateca de curitiba tem por objetivo preservar a memória cinematográfica e difundir a arte da imagem em movimento
(Foto: Divulgação Cinemateca)

Um destes ambientes é a Cinemateca, que além de exibir filmes que dificilmente seriam achados nos grandes cinemas, conta com biblioteca especializada, equipamentos antigos em exposição, cursos, palestras e seminários. Ou seja, é um ambiente onde cinéfilos podem se sentir em casa. A Cinemateca foi criada em 1975 e é administrada pela Fundação Cultural de Curitiba, que também administra o Cine Guarani.

O último faz parte do Portão Cultural. O complexo abriga também o MuMA -Museu Municipal de Arte, uma Casa de Leitura, um Centro de Arte Digital e outros espaços para atividades culturais. Este mês, o Cine Guarani exibe diariamente (exceto às segundas-feiras), às 16 horas, curtas-metragens infantis.

Um pouco mais convencional, o espaço Itaú de Cinema funciona dentro do Shopping Crystal e exibe ao mesmo tempo blockbusters e filmes alternativos. Há ainda exibições frequentes no Centro Cultural Sistema Fiep, no espaço Caixa Cultural, e no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, que no próximo domingo, 08, exibirá a estreia do curta-metragem “Garoto Propaganda”, da produtora curitibana O Quadro.

Para Wellington Sari, um dos sócios da produtora, o cinema independente pode sobreviver sem estes lugares alternativos de exibição, mas a existência deles contribui muito. “O papel dos espaços de administração pública é projetar filmes que não chegam ao circuito comercial. É graças a eles que conseguimos exibir adequadamente nossos filmes. Ainda que existam muitos problemas em relação a estes lugares, ao menos tentam cumprir a função para as quais foram criados”, analisa Sari.

Além de exibir longas que o circuito comercial convencional não traz, as sessões são gratuitas em sua maioria, oferecendo assim opções culturais acessíveis a todos.

 Programação:

Cinemateca de Curitiba

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco

 

Cine Guarani – Portão Cultural

Av. República Argentina, 3430 – Portão

 

Espaço Itau de cinema – Shopping Crystal

Rua Comendador Araújo, 731 – Batel

 

Caixa Cultural

Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

 

 Centro Cultural Sistema FIEP

Av. Cândido de Abreu, 200 – Centro Cívico

 

Pular para o conteúdo