Entre os dias 25 e 28 de setembro, a Feira do Empreendedor do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) movimentou o setor empresarial em Curitiba. O evento é realizado anualmente desde 2012 e oferece, de maneira gratuita, palestras, materiais e experiências para guiar empresários, gestores de pequenas empresas e o público interessado em abrir o próprio negócio. Nesse ano, 23.800 pessoas tiveram contato com as instalações e atividades. Dentre os assuntos mais comentados e valorizados na organização da feira, a sustentabilidade ganhou destaque.
No Paraná, a preocupação com o meio ambiente está em alta nas empresas. De acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados de 2023, empresas paranaenses são as mais sustentáveis do Brasil. As ações para cuidar da natureza são diversas. A Feira do Empreendedor, como mais uma iniciativa destas, explorou os cuidados com a sustentabilidade em palestras, espaços físicos e expositores variados.
A importância da sustentabilidade
A empreendedora Flávia Feliz é co-fundadora de uma companhia que presta serviços de consultoria e treinamento sobre sustentabilidade. A empresária foi convidada pela organização para ministrar a palestra “Impacto Social e Propósito”, realizada na tarde de sexta-feira (26). Na apresentação, ela define que o modelo de produção atual não é mais aceitável. “Está mais do que na hora de a gente sair desse lugar que chamamos de degenerativo, em que estamos explorando recursos, perdendo nossa biodiversidade, degradando nosso solo, tendo cada vez mais mudanças climáticas, desigualdade e racismo”, comenta.
Feliz aponta o lugar regenerativo como linha de chegada das organizações. Nesse espaço, saúde e vitalidade dos ecossistemas, energia renovável, sabedoria da natureza, diversidade e inclusão são aspectos valorizados. Além disso, a empreendedora reforça que grandes clientes da sua empresa valorizam outras companhias que prezam pelo meio ambiente. “Docinhos de festa, por exemplo, para o coffee break: eles priorizam fornecedores que estão alinhados com a sustentabilidade”, exemplifica.
Além de palestras, o Sebrae/PR organizou um espaço totalmente voltado para sustentabilidade e tecnologia. É nele que fica a Bel, uma Inteligência Artificial (IA) desenvolvida especialmente para tirar as dúvidas dos visitantes sobre empreendedorismo. “Uma iniciativa sustentável essencial para qualquer empresa é implementar um programa de gestão de resíduos eficiente. Isso inclui reduzir, reutilizar e reciclar materiais, além de promover a conscientização ambiental entre os funcionários”, comenta a IA sobre uma ação que considera essencial em todas as empresas para preservar a natureza.
Empresas sustentáveis no Paraná
Na Feira do Empreendedor, além de espaços organizados pelo Sebrae/PR, foram montados vários estandes de negócios. Dentre as dezenas de empreendimentos que tiveram a oportunidade de expor seu trabalho, alguns destacaram a sustentabilidade como grande diferencial.
Flávio Borges é dono de uma empresa de lavagem ecológica de veículos. O negócio é totalmente pautado em iniciativas sustentáveis e acredita que tem o poder de mudar muito além das fronteiras do segmento em que atua. “A gente busca, cada dia mais, influenciar as pessoas na questão do uso da água. Nosso foco é esse: diminuir não só o consumo da lavagem de um carro, mas expandir a questão da importância da sustentabilidade e da economia da água”, explica Borges.
Já a empreendedora Rejane Silveira da Mota trabalha com a fabricação de peças de roupas e cadernos de maneira totalmente artesanal, utilizando folhas para tingir naturalmente os tecidos utilizados, técnica conhecida como “Ecoprint”, que só funciona em fibra natural. Ela afirma que a sustentabilidade da marca é algo que atrai o público. “Hoje já tem bastante gente muito interessada em produtos sustentáveis, em cuidar do meio ambiente, se preocupando com a quantidade de roupas, evitando comprar em excesso”, explica Mota.
A empresa, fundada pela empreendedora Estefanini Bonetti, fabrica produtos de limpeza sustentáveis, 100% biodegradáveis, hipoalergênicos e sem nenhuma composição tóxica para a saúde das pessoas ou do planeta. “Um grande desejo como gestora é conseguir eliminar o plástico de toda a linha de limpeza. Claro que isso é um desafio hoje no mercado, a gente já trabalha dentro da economia circular e a gente está em busca sempre de novas tecnologias. Cada vez mais vamos evoluindo e reduzindo mais o nosso impacto no meio ambiente”, conta Bonetti.
O interesse dos visitantes e dos donos das empresas expositoras pela sustentabilidade revela que o interesse pelo meio ambiente cresce cada vez mais e mostra um senso de responsabilidade sendo criado em empresas.
Ficha técnica
Reportagem e imagens: Luísa de Cássia
Edição: Maria Flávia Ferreira
Orientação: Cândida de Oliveira