seg 18 out 2021
HomeDestaquesFrente Acorda Cultura Curitiba convoca plenária para discutir a política cultural no...

Frente Acorda Cultura Curitiba convoca plenária para discutir a política cultural no Paraná

A Frente ACC (Frente Acorda Cultura Curitiba) realizará uma plenária para discutir os rumos das políticas culturais no Paraná, nessa quarta-feira, às 19h. O encontro será sediado no Teatro Cine Gloriah, na Praça Tiradentes, 106.

A pauta da plenária é a discussão sobre as políticas públicas gerais para o investimento cultural no estado do Paraná. ”É notória a falta de planejamento em termos de ação pública para a área da cultura […] e infelizmente não estamos vendo nada que nos aponte para um futuro promissor”, reclama Ulisses Galetto, músico e um dos integrantes da Frente Acorda Cultura.

Os principais pontos levantados pela Frente são a falta de investimento do Governo Estadual e da Prefeitura de Curitiba, além dos problemas nos mecanismos para a participação popular. A nova resolução do Governo do Estado, que retirou o recurso do recém criado Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) será um dos tópicos levantados.

Protesto da Frente ACC, que reuniu cerca de 100 artistas, na frente da SEEC (Secretaria de Estado da Cultura) no dia 30 de janeiro. Foto: Marcelo Almeida.
Protesto da Frente ACC, que reuniu cerca de 100 artistas, na frente da SEEC (Secretaria de Estado da Cultura) no dia 30 de janeiro. Foto: Marcelo Almeida.

O que é a Profice

O primeiro edital do programa, lançado em 15 de dezembro de 2014, prometia R$30 milhões para projetos culturais, mas foi revogado pela Secretaria do Estado da Fazenda (Sefa) menos de 2 meses depois, no dia 19 de janeiro. O novo edital deve ser publicado até sexta-feira (6) e não trará valor definido para os projetos culturais.

A maior reinvidicação da Frente em relação ao Profice é a exclusão da cláusula que informava o valor a ser repassado para os projetos, deixando os beneficiados confusos em relação ao montante a ser investido pelo programa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes