A Frente ACC (Frente Acorda Cultura Curitiba) realizará uma plenária para discutir os rumos das políticas culturais no Paraná, nessa quarta-feira, às 19h. O encontro será sediado no Teatro Cine Gloriah, na Praça Tiradentes, 106.
A pauta da plenária é a discussão sobre as políticas públicas gerais para o investimento cultural no estado do Paraná. ”É notória a falta de planejamento em termos de ação pública para a área da cultura […] e infelizmente não estamos vendo nada que nos aponte para um futuro promissor”, reclama Ulisses Galetto, músico e um dos integrantes da Frente Acorda Cultura.
Os principais pontos levantados pela Frente são a falta de investimento do Governo Estadual e da Prefeitura de Curitiba, além dos problemas nos mecanismos para a participação popular. A nova resolução do Governo do Estado, que retirou o recurso do recém criado Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) será um dos tópicos levantados.

O que é a Profice
O primeiro edital do programa, lançado em 15 de dezembro de 2014, prometia R$30 milhões para projetos culturais, mas foi revogado pela Secretaria do Estado da Fazenda (Sefa) menos de 2 meses depois, no dia 19 de janeiro. O novo edital deve ser publicado até sexta-feira (6) e não trará valor definido para os projetos culturais.
A maior reinvidicação da Frente em relação ao Profice é a exclusão da cláusula que informava o valor a ser repassado para os projetos, deixando os beneficiados confusos em relação ao montante a ser investido pelo programa.