Frente de Esquerda ganha eleições administrativas do CAHS

Membros da Frente de Esquerda comemoram vitória no prédio histórico da UFPR depois de uma disputa acirrada. Foto: Victor Romfeld.
Membros da Frente de Esquerda comemoram vitória no prédio histórico da UFPR depois de uma disputa acirrada. Foto: Victor Romfeld

Nove votos garantiram as eleições administrativas pela Frente de Esquerda de Direito da UFPR. Dentro de um dos auditórios do Prédio Histórico acontecia a apuração dos votos da eleição para o Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS). O centro acadêmico representa os alunos do curso de Direito, e é famoso por ter as eleições mais disputadas da Universidade. De um lado, a chapa da Frente de Esquerda “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” tinha membros preocupados com o resultado. Do outro, a chapa do Partido Democrático Universitário (PDU) “SemprefiCAHS” dizia-se confiante. Até os últimos minutos, a disputa era acirrada e o clima ficou tenso.

Depois de muita gritaria, apenas nove votos foram decisivos para que a Frente de Esquerda conquistasse o administrativo do centro acadêmico. Os membros do PDU, apesar de terem conseguido a maioria do deliberativo, ficaram revoltados com o resultado. Frases como “vocês não nos representam” foram dirigidas aos representantes da Frente de Esquerda. A disputa ultrapassava o CAHS e tocava no embate político entre esquerda e direita do curso de Direito.

Em entrevista ao Jornal Comunicação, um dos membros da Frente de Esquerda Kauan Cangussú afirmou que é compreensível a revolta do PDU, já que há uma dificuldade por parte de alguns membros do partido de reconhecerem que a realidade universitária mudou. “Eles não conseguem fugir de velhos discursos usados por mais de cinquenta anos. A ideia de existir uma frente de esquerda que une vários partidos e propõe novas formas de política acadêmica ainda não consegue ser assimilada por eles”, explica. Representantes do PDU não quiseram se posicionar sobre o ocorrido.

Pular para o conteúdo