qua 05 out 2022
HomeCulturaJornal Panorama: podcast divulga experiência inédita no jornalismo brasileiro

Jornal Panorama: podcast divulga experiência inédita no jornalismo brasileiro

Criado durante a década de 1970 em Londrina, o jornal foi encabeçado por grandes nomes da imprensa brasileira, como Hamilton de Almeida Filho, Mylton Severiano, João Antonio e José Trajano

Entre 1975 e 1976, o Panorama circulou em Londrina, no Norte do Paraná. O jornal pertencia ao Grupo Paulo Pimentel (GPP), um dos maiores conglomerados de comunicação da época. Com menos de dois anos de vida e mais de 540 edições, o periódico foi encabeçado por grandes jornalistas da imprensa paulista e fluminense, como Hamilton de Almeida Filho, Mylton Severiano, Narciso Kalili, Délio César, João Antonio, José Trajano e Ricardo Gontijo, para citar alguns.

Porém, a aventura durou pouco. Com design moderno, texto arrojado e liberdade editorial, a experiência do Panorama é inédita na historiografia da imprensa paranaense e brasileira. No entanto, a tentativa de união entre o jornalismo de revista e alternativo ao jornalismo empresarial se mostrou como água e óleo. Desde 2019, o grupo de pesquisa Imprensa em tempos de ditadura: o breve jornal Panorama se dedica a investigar a origem, história, e desfecho do periódico, além das suas edições remanescentes.

A proposta do podcast Panorama é divulgar esta experiência pouco conhecida pelos profissionais e estudantes de Jornalismo no Paraná. Produzido pelas estudantes de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ana Carolina Franco, Kathleen Varela e Milena Aíssa, o material é resultado da disciplina de Laboratório Multimídia 2, ministrada pelo Prof. José Carlos Fernandes.

NOTÍCIAS RELACIONADAS