Livro-reportagem conta a história de um dos povos mais tradicionais do Paraná

“Serra das Almas: notícias de um faxinal que se despede" não é uma despedida e muito menos uma morte anunciada aos faxinais

Imagem presente no livro de Luisa. Crédito: reprodução/Livro Serra das Almas

O livro-reportagem “Serra das Almas: notícias de um faxinal que se despede”, de Luísa Mainardes, foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo, pela UFPR, e orientado pelo professor José Carlos Fernandes.

A ideia do trabalho vem da busca pela valorização de um dos povos seculares mais tradicionais do Paraná, a partir do retrato do presente conflituoso da comunidade de Sete Saltos de Baixo, no interior de Ponta Grossa.

Os faxinais paranaenses correspondem a uma forma de organização camponesa comum na região da Floresta com Araucária, essas comunidades estão espalhadas por todo o estado e lutam pela correta implantação das reservas legais de uso sustentável nas quais estão inseridos.

A autora conta que a jornada para a sua produção não seria possível sem a contribuição e interesse dos faxinalenses, que não hesitaram em abrir as portas das suas casas para inúmeras conversas regadas a chimarrão.

“Desde 2019, quando entrei em contato pela primeira vez com a cultura faxinalense, eu tinha certeza que gostaria de retratar essa história em um livro-reportagem. Por mais que eu tenha pensado diversas vezes em ter – pelo menos – um plano B, os faxinais nunca saíram do meu radar e a minha vontade ao longo dos anos somente aumentou”, conta Luísa Mainardes.

Conferir o material completo abaixo:

Sair da versão mobile
Ir para o conteúdo