Mais de 500 mil empregos temporários devem ser abertos até dezembro

Período de fim de ano impulsiona compras e vagas no mercado formal

Feira de empregos na capital paranaense. Foto: Hully Paiva

O final do ano deve impulsionar a criação de vagas de emprego temporárias em 2025. De acordo com um levantamento da Fenascon, a Federação Nacional dos Trabalhadores Em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes, mais de 500 mil vagas de trabalho temporário serão abertas até o fim do ano, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. 

Para Marcos Rambalducci, economista e coordenador do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), a razão está na expectativa de aumento de compras no fim do ano, que reforça a necessidade de ampliação de postos de trabalho formal – temporários ou não – para atender esse aumento. “É um ciclo virtuoso. Com mais empregos o consumo aumenta, o que exige mais contratações.”

Rambalducci ainda explica que o aumento de empregos temporários também pode ser explicado pela queda da taxa de desemprego, que caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro, a menor da série histórica. “Essas vagas temporárias acabam funcionando como uma porta de entrada para o trabalho formal”, explica. 

Agência do Espaço do Trabalhador Curitibano. Foto: Reprodução

IBGE abre 9,5 mil vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais com 9.590 vagas para atuação nas pesquisas econômicas e sociodemográficas do instituto.

O primeiro edital, com salário de R$ 2.676, oferta 8.480 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, que coleta dados estatísticos em domicílios, realiza apoio a levantamentos e registra as informações em relatórios. 

Já o segundo edital oferece 1.100 vagas temporárias com remuneração de R$ 3.379 para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, responsável pelo planejamento, supervisão e avaliação das coletas de dados estatísticos. O segundo edital exige Carteira Nacional de Habilitação categoria B dentro da validade, e ambas as vagas exigem ensino médio completo.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Fundação Getúlio Vargas até o dia 11 de dezembro. 

Reportagem: Giuliano Carbonari/ Edição: Francielle Lacerda/ Orientação: Gabriel Bozza

Sair da versão mobile
Acessar o conteúdo