ter 26 out 2021
HomeDestaquesMais de 53 mil candidatos realizam o vestibular da UFPR

Mais de 53 mil candidatos realizam o vestibular da UFPR

Candidatos chegam cedo aos locais de prova. Neste ano, mais de 51 mil candidatos disputam as 4.513 vagas da UFPR. Foto: Agnes do Amaral

A primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi realizada nesta tarde de domingo (3). Neste ano, 53.543 concorrentes disputam 4.513 vagas nos mais de 90 cursos de graduação que a universidade oferece. Nos dias 1 e 2 de dezembro, os alunos selecionados na primeira etapa realizam a segunda fase do vestibular.

No campus do Jardim Botânico, a movimentação era tranquila. Dividiam o espaço futuros alunos dos cursos de Administração, Artes Visuais, Física e Química. O nervosismo e a expectativa para a prova atingiam não só os candidatos, mas também os pais. Muitos deles acompanhavam os filhos e compartilhavam as emoções do momento. Elizabeth Senna é mãe da candidata ao curso de Administração, Jessica Senna, e comenta ser importante acompanhar a filha. “Estou aqui  para apoiar ela, porque a Jessica já está cursando administração em uma faculdade particular, mas o sonho dela é estudar na UFPR”, explica.

No campus da Universidade Positivo, segundo local de prova com maior concentração de vestibulandos, quase 6 mil candidatos fazem o vestibular, em sua maioria, para as vagas de Engenharia. Adrielli Silva, 17, presta vestibular para Engenharia Química e chegou cedo com a família. As expectativas da candidata se baseiam na experiência da irmã, Tatiane Silva, aluna do quarto período de Engenharia Mecânica. “Eu sei que é difícil lá dentro, mas acho que se formar na Federal faz diferença. Pra mim, o vestibular, acima de tudo, é uma preparação para o que a gente vai enfrentar na faculdade”, acredita.

Bruno Lessa, 17, é candidato de Engenharia de Produção. Também acompanhado pelos pais, o vestibulando, tranquilo para a prova, espera do curso  um bom currículo e estrutura. “Os cursos (Engenharias) da UFPR estão entre os melhores do Paraná”, disse.

Próximo da hora de fechamento dos portões, ainda chegavam alguns candidatos correndo para realizar a prova. No campus do Jardim Botânico, apenas uma candidata chegou atrasada e não conseguiu entrar na sala. O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Hey, já havia anunciado algumas novidades para o vestibular de 2014, entre elas a abertura dos portões adiantada. Em todos os locais do exame, os portões abriram 15 minutos mais cedo em comparação com outros anos. A iniciativa visa tentar diminuir o número de atrasos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes