Montagem de largada para maratona impacta o trânsito no bairro Centro Cívico de Curitiba

Estrutura de evento esportivo que acontece no domingo (23) começa a ser construída na véspera do feriado da Consciência Negra.

Pista paralisada na Avenida Cândido de Abreu. Foto: Loize Antoniacomi.

Por: Loize Antoniacomi        

A tradicional Avenida Cândido de Abreu da capital paranaense, onde estão localizados os principais edifícios públicos da cidade, tem espaço urbano ocupado pela montagem de estrutura para a Santander Maratona de Curitiba de 2025, que vai ser realizada no domingo com início às 5h30 da manhã. Esse percurso em Curitiba faz parte do fluxo diário de trabalhadores, estudantes e moradores, por ser um importante eixo de ligação a outras regiões. Com a paralisação, iniciada desde cedo, o trânsito se torna lento e afeta a rotina dos curitibanos.

A Praça Nossa Senhora da Salete, reconhecida por ser a sede dos três poderes paranaenses, será palco da largada no próximo final de semana de mais de 16 mil atletas que se inscreveram para a Santander Maratona de Curitiba de 2025. A estrutura começou a ser montada hoje, trancando uma das pistas da avenida principal e ocupando grande parte das vagas próximas para veículos. Por ser véspera do feriado da Consciência Negra, realizado pela primeira vez em Curitiba, o trânsito já começou a aumentar devido a programações de viagens de muitas famílias e a montagem da largada incrementou ainda mais esse fator.

Vagas trancadas por cones na Avenida Cândido de Abreu. Foto: Loize Antoniacomi.

Segundo itinerário de 2025 da Prefeitura de Curitiba, só na região do Centro Cívico passam mais de 10 linhas de ônibus. A possibilidade de atraso das paradas dos transportes públicos no entorno das ruas que se conectam à Avenida Cândido de Abreu existe, porém, poucas informações foram fornecidas a respeito de quando será feita a liberação da circulação completa na rua. A estudante de 22 anos, Isabella Malassa, passa diariamente pela região para se locomover até a sua faculdade e relata que quando as proximidades estão trancadas o dia já é automaticamente comprometido. “Tudo se atrasa e o fluxo fica caótico, o meu dia muda rapidamente devido ao trânsito”, cita.

Além disso, na manhã desta quarta-feira outro acontecimento mobilizou o trânsito na avenida. Uma batida entre dois carros próximo à rotatória central da rua Candido de Abreu imobilizou uma das faixas. O acidente não deixou feridos, mas prejudicou ainda mais o fluxo dos trajetos em direção ao centro desde as 10 da manhã até o meio dia.

Batida entre dois carros na Avenida Cândido de Abreu. Foto: Loize Antoniacomi.

Editado por: Valentina Copack

Sair da versão mobile
Acessar o conteúdo