qui 20 mar 2025
HomeCiência & TecnologiaProfessores da UFPR lançam livro sobre musicalização infantil

Professores da UFPR lançam livro sobre musicalização infantil

Lançado em junho de 2012 por professores do curso de Musicalização Infantil da UFPR, o livro “Fazendo Música com Crianças” aborda uma visão educativa das músicas infantis. A obra ganha uma reimpressão em 2015 e conta com novos jogos e atividades em CD anexo.

Tiago Madalozzo e seu livro após sucesso nas vendas  (Foto: Arthur Henrique)
Tiago Madalozzo e seu livro após sucesso nas vendas
(Foto: Arthur Henrique)

O livro retrata a importância da música para o desenvolvimento cognitivo de uma criança. A audição é o primeiro dos cinco sentidos que se desenvolvem durante a gestação, no quinto mês de gravidez o feto já consegue ouvir os batimentos cardíacos da mãe e sons externos. Depois do primeiro mês de vida a audição já está completa.

Um dos autores do livro e professor de musicalização infantil, Tiago Madalozzo, 29 anos, explica a importância da música para crianças: “A musicalização trabalha toda a formação artística da pessoa, como ser um bom ouvinte, ter uma coordenação do corpo conforme os ritmos e conhecer diferentes repertórios”.

Tiago é membro da Associação Brasileira de Educação Musical e atualmente administra a escola de música Alecrim Dourado. Nas aulas, o professor estimula os alunos a criarem música e abre espaços para pequenas composições. Ele ressalta: “As crianças não vão copiar notas no quadro, mas sim produzir na prática”.

A música é entendida como um facilitador para outros fins, é um canal para a socialização, interação e coordenação motora. Também auxilia na alfabetização em raciocínios matemáticos.

Aulas de musicalização podem ser feitas a partir dos 6 meses de idade, com o acompanhamento dos pais. O primeiro elemento trabalhado é o pulso da música, seus tons e timbres, no próximo passo são trabalhados os tipos de som, como grave a agudo.

Aos 7 anos de idade crianças que fizeram musicalização infantil têm mais facilidade em aprender a tocar instrumentos. Isso porque o desenvolvimento motor e o treinamento auditivo já estão muito mais desenvolvidos.

A professora Mariane Lemke Duck, 49 anos, trabalha com musicalização infantil e explica que a música desenvolve várias áreas do aprendizado de uma criança: “A linguagem é trabalhada, algumas crianças começam a falar antes por causa deste processo. A música desenvolve a calma, pois as crianças aprendem a esperar conforme as batidas da música e aprimora toda a coordenação motora”. Ela completa: “As mães me dizem que os filhos ficam mais calmos e organizados com a música”.

Profª Mariane dando aula com tambor (Foto: Mariana Della Enns)
Profª Mariane dando aula com tambor
(Foto: Mariana Della Enns)

Música nas escolas

Questionados se a música deve ser instituída nas escolas, os professores concordam que sim. Mariane diz: “A música deveria ser uma matéria curricular, mas da maneira certa, o começo pode ser bem lúdico e depois o desenvolvimento se tornaria mais avançado com os adolescentes”

Tiago argumenta: “Na lei, a arte deve estar presente de forma integral em todos os níveis de formação, o problema é que, como a música não está escrita por extenso, ela não é aplicada”. Ele ressalta ainda que “A música precisa sim ser mais estimulada, mas com aplicação pedagógica, porque não adianta um livro teórico se não há prática.”

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo