Série de reportagens retrata histórias de mulheres na luta por direitos

“Mulheres da Vila” apresenta os entraves sociais e políticos de moradoras de regiões periféricas curitibanas por meio de quatro personagens

Mulheres da vila trabalham para melhorar qualidade de vida de suas regiões / Foto: Jessica Brasil Skroch

Mulheres que, apesar de viverem em regiões comumente violentadas e oprimidas, não abrem mão de direitos em lutas sociais e políticas. A série de reportagens “Mulheres da Vila” retrata a batalha de curitibanas que encontram em ongs, associações e grupos uma forma de exigir direitos.

A série é de autoria de Jessica Brasil Skroch, egressa do curso de jornalismo na UFPR (Universidade Federal do Paraná). A jornalista destrincha em quatro reportagens a resistência e as lutas que marcam o perfil de quatro mulheres, todas moradoras de vilas de Curitiba. “Depois de fazer trabalho comunitário, percebi que há muitas mulheres líderes comunitárias, que desempenham ações sociais e políticas nestes espaços, e uma liderança diferente, que abraça a vida de muitas pessoas”, explica a autora.

O trabalho é costurado por um texto introdutório, que disserta sobre as características de mulheres de vila e prepara o terreno para as personagens. O produto mostra as trajetórias de Andréia de Lima, da Vila do Parolin; Gessi Borrher, da Vila Jardim União; Maurina Carvalho da Silva, da Vila Torres; e Vera Lúcia Soares Peres, das Moradias 23 de Agosto, e contou com a orientação de José Carlos Fernandes.

As reportagens de Jéssica estão documentadas no Jornal Plural. Para contar as histórias, a jornalista usou recursos visuais como fotos e infográficos, além de vídeos curtos, que intercalam a história com depoimentos das perfiladas.

“Podemos nos inspirar na trajetória dessas mulheres, e é preciso saber que elas existem, mostrar que elas transformam vidas com pouquíssimos recursos, e esse trabalho merece muita admiração”, reforça Jessica.

Leia a série “Mulheres da Vila”.

Pular para o conteúdo