A delegação do Coritiba desembarcou nesta segunda-feira (24/11), por volta das 9h50, no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Os jogadores foram recebidos pela torcida alviverde que comemorou o título da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com direito a bandeiras, balões e muita comemoração, os torcedores fizeram muita festa para a recepção dos atletas e comissão técnica. Os jogadores passaram pela fila de aficionados distribuindo fotos e autógrafos e seguiram para o ônibus do clube.
Dentre os apaixonados que foram à Região Metropolitana de Curitiba comemorar o tão aguardado título, estava Murilo Müller, de 14 anos. O jovem começou a torcer para o time recentemente, em 2023, ano da queda para a segunda divisão. Depois de dois anos de sofrimento, finalmente chegou a hora de celebrar.
“Por tudo que a gente passou nos últimos anos, esse título é um presente para a torcida do Coxa. É o primeiro título que eu vejo do time, então é um momento muito maravilhoso para mim”, comentou.
A conquista é a primeira depois que o clube se tornou SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Após um início de ano conturbado, com eliminações no Campeonato Paranaense e Copa do Brasil, a equipe comandada pelo técnico Mozart encontrou estabilidade na competição nacional e ocupou as quatro primeiras colocações durante boa parte das rodadas.
No meio da festa, o Head Esportivo do Coritiba, William Thomas confirmou a permanência do treinador. O dirigente também comentou sobre o título que veio após 15 anos de espera.
“A gente entrou de corpo e alma no projeto do clube. A felicidade é muito grande quando a gente alcança um feito como esse”, comemorou.
Além disso, o Head Esportivo também falou sobre o futuro do Coritiba. “Vem muita coisa pela frente, o clube está crescendo, se desenvolvendo e cada vez mais bem estruturado. A tendência é de que as coisas melhorem cada vez mais”, finalizou.
O Coritiba confirmou uma comemoração às 17h desta segunda-feira, no Coxa Sports Bar, ao lado do Estádio Couto Pereira.
O Coxa é Tri
O Coritiba conquistou a taça após vencer a equipe do Amazonas por 2 a 1, no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. O acesso já tinha sido confirmado na penúltima rodada, no empate sem gols diante do Athletic, no Couto Pereira.
O campeonato foi decidido na última rodada, com Athletico Paranaense, Chapecoense e Remo também alcançando o acesso. Os campeões tiveram uma das melhores defesas da história da competição, com 23 gols sofridos. O ataque, por outro lado, deixou a desejar e balançou as redes somente 39 vezes.
Com o troféu, o time alviverde se isola como o maior campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. O título se junta com os de 2007 e 2010 ao ser levantado longe de Curitiba. Todas as conquistas nacionais do clube aconteceram longe da capital paranaense, o Torneio do Povo de 1973 em Salvador, Campeonato Brasileiro da Série A em 1985 no Rio de Janeiro, o Brasileirão Série B de 2007 Recife, o bicampeonato da B de 2010 em Juazeiro do Norte e agora o tricampeonato em Manaus, respectivamente.
Mozart entra para lista seleta
O curitibano Mozart dos Santos entrou para a lista de técnicos que foram campeões também como atletas do clube. Estreando profissionalmente em 1999, o ex-volante ganhou o Campeonato Paranaense do mesmo ano e fez sua carreira no futebol italiano.
O mais novo campeão entra para história ao lado de nomes como Lanzoninho, Moaçir Gonçalves, Dorival Júnior, Paulo Bonamigo, Dirceu Krüger, Hidalgo e Pachequinho.
