
Fora do círculo das grandes produções e grandes nomes da música, do grande cenário da indústria, está a cultura independente. São produtos culturais feitos com pouco, ou por vezes nenhum, recurso financeiro. Mas a falta de patrocínio na produção não compromete a qualidade dos produtos, que podem ser muito bons.
Para distribuição de cultura underground existem as “distros” – distribuidoras cujo alvo é exatamente esse tipo de produto. A Share This Breath é um exemplo de distro. No ano de 2009, o designer gráfico Lucas Fuschino criou um blog voltado ao underground e, hoje, contando com mais oito pessoas, a Share já divulgou o trabalho de mais de 500 artistas em seu blog. O abrangente acervo conta com CDs, EPs, vinis, quadrinhos, zines, livros, entre outros materiais.
“Como estamos espalhados Brasil afora – Brasília, Curitiba, São Paulo e Rio [de Janeiro]–, um protocolo de ação é inviável. Funcionamos de forma linear, sem hierarquias. Tudo que fazemos é um consenso, conversado por todos ou pela maioria antes de chegar a público”, explica Lucas, sobre o funcionamento da Share. Ainda de acordo com ele, todos os membros procuram material para a distro, mas este está mais concentrado nas cidades de Curitiba e Brasília.
Em Curitiba, os representantes da Share This Breath são o autônomo Hugo Goss e o instrutor físico Pedro Gouveia da Costa. “Minha proposta foi de expandir a banquinha da Share. Essa ideia foi válida para quem quisesse fazer a banquinha na sua cidade, já que somos um grupo de todos os lugares do Brasil. Comentei com o Lucas de a gente juntar um material bacana de bandas que eu e o Pedro temos aqui em Curitiba e em caso de materiais repetidos poderíamos fazer trocas entre a gente”, conta Hugo.
A venda dos produtos acontece em banquinhas montadas em shows e eventos de bandas. Entra-se em contato com a organização do evento perguntando da possibilidade de montar a banca e, se o sinal for positivo, o material a ser vendido é selecionado de acordo com o tipo de público que irá estar no local. Segundo Lucas, “é selecionar os materiais de acordo com o estilo de som mesmo. Se o evento é hardcore, levamos material de hardcore. Se é feminista, levamos materiais feministas, etc”.
Outro critério para montar a banquinha está nos princípios dos integrantes da Share This Breath: eles não serão encontrados em eventos de bandas que possam ferir os valores nos quais acreditam, contra discriminação e violência.
Além das banquinhas e o blog, a divulgação que a Share This Breath faz para o underground está também no facebook: todas as semanas, na página da rede social, é publicada uma agenda de shows em nível nacional. Também acontecem sorteios de cortesias à shows ou de algum tipo de material.
Selo Share This Breath
Agora a Share é também um selo musical e alguns produtos já foram lançados. “Por enquanto, lançamos fisicamente os discos do Enema Noise (DF) e o EP novo do Caim (DF/GO). Também relançamos o primeiro EP do ‘Teu Pai Já Sabe?’, porém sem assinar com nosso selo, a pedido da banda”, diz Lucas, que começou a se interessar por cultura underground por volta dos 13 anos, já que não gostava das coisas que tocavam no rádio ou na TV. A produção desses primeiros materiais com selo se deu de maneira praticamente artesanal, utilizando carimbos e estênceis — técnica que utiliza um molde de papel (ou outro material) com um desenho vazado para aplicar tinta por cima. Houve também produção gráfica para as impressões.
relançando pelo Selo Share This Breath. Foto: Divulgação
“Posso dizer que nosso foco atual é capitalizar a Share para poder fazer mais lançamentos”, conta o designer gráfico. Segundo ele, a parte financeira não é tão fácil de ser alcançada com uma distro, uma vez que a maior parte da renda vai para as bandas. Algumas soluções já foram encontradas: um bazar foi feito na Endossa, onde já contam com um ponto fixo, e lanches vegan também já estão sendo feitos para venda.
Serviço
Para maiores informações sobre a distribuidora, downloads e material os links de acesso são o facebook e o blog.