No último sábado, 15, a Corrente Cultural trouxe para Curitiba uma mostra gastronômica, o Oaxaca Magico. O pequeno espaço, em meio a tantas lojas do Mercado Municipal, que ganhou sentido especial assim que Miguel Loera chegou e o público se aproximou. Apresentando lanches e bebidas típicas mexicanas, o representante da embaixada do México no Brasil, conversou com os visitantes curiosos, que degustavam os aperitivos e ficavam por ali, ouvindo as receitas e histórias de Loera.
Apaixonado por culinária, Loera conta que, morando no Brasil, pôde experimentar o que cada região do país tem de novo e, para ele, a mais interessante é a culinária baiana: “A cozinha baiana me atrai muito, é a mais representativa do Brasil”.
O chef apresentou quatro tipos de degustações e a principal delas foi o Mole: um molho espesso à base de tomate, semente de abóbora triturada e pasta de milho, que pôde ser experimentado como pasta no pão, ou como molho para peito de frango frito, regado à muita pimenta.
Algumas pessoas, mesmo sem saber do festival, gostaram da iniciativa cultural e aprovaram os aperitivos. Foi assim com o casal Maicon e Karine Cunha. “Nós estávamos na rua em frente ao mercado e vimos todo o movimento aqui. Resolvemos entrar para ver o que estava acontecendo”, contou o casal. Sobre o gosto da comida mexicana, Karine lembrou que “o diferencial é a pimenta, é um sabor diferente” e que o evento também carregou conhecimento: “Ele traz a cultura de lá, e temos a oportunidade de experimentar aqui”.