sex 29 mar 2024
HomeCidadeUniversidade abre as portas para a literatura

Universidade abre as portas para a literatura

Participantes aguardam o início da primeira palestra do Poiésis   Foto: Eleonora Mendonça

O Poiésis – Aventuras Literárias, ciclo de palestras sobre a literatura ocidental, teve sua primeira edição no sábado passado (22), na Reitoria da Universidade Federal do Paraná. O evento foi idealizado e organizado por alunos do curso de Letras, professores e estudantes de Direito, todos da UFPR.

O principal objetivo do ciclo é abrir as portas da universidade para a sociedade e fazer com que o conteúdo aprendido em sala possa ser acessível a quem se interessar. Quem organiza o projeto é o Coletivo Atalante – grupo de trabalho arte-educativo que visa a democratização radical das linguagens artísticas no Paraná. São ao todo nove universitários, além de membros e parceiros do coletivo.

O estudante de Letras e um dos organizadores do Poiésis, Murilo Coelho, acredita que a Universidade precisa estar mais próxima da sociedade. “A universidade tem sido um ambiente com o objetivo único de formar pessoas para o mercado de trabalho, mestres e doutores. A Instituição está muito distante da sociedade. Nosso objetivo é trazer um retorno para essa comunidade que está investindo na nossa educação”.

Segundo ele, a falta de atividades extracurriculares, dentro da universidade, para alunos que trabalham, além de estudar, é também um ponto que o Poiésis pretende suprir. Coelho relata que, normalmente, tarefas que contam horas complementares para os universitários são disponibilizadas em horários que não se adequam a rotina de quem trabalha. “O projeto surgiu de uma inquietação por falta de atividades para esses estudantes”, relata.

Palestras independentes

Com o circuito de palestras, tanto alunos quanto a comunidade terão a oportunidade de fazer um curso gratuito sobre a literatura ocidental. De acordo com Murilo Coelho, o nome do projeto remete a caminhadas – “movimentos intermitentes não vetorizados”, como ele mesmo descreve, apropriando-se da física.

“As palestras literárias serão assim, independentes umas das outras. Quem vier um dia e em outro não, não ficará perdido”, diz o estudante, que explica que elas não terão uma ordem cronológica. Além disso, têm característica extensiva, pois durarão três anos.

O coordenador do projeto, e professor do Curso de Letras, Benito Rodrigues conta que o ciclo só aconteceu graças ao trabalho dos estudantes. “O apoio e dedicação deles foi fundamental. O projeto só foi possível a partir da organização dos alunos”.

Quem não conseguiu fazer a inscrição antes do primeiro dia, só pôde entrar mais tarde.
Foto: Eleonora Mendonça

Público e estrutura

O primeiro dia surpreendeu as expectativas do organizador Murilo Coelho, que eram baixas. Na página do evento, no Facebook, cerca de 127 pessoas haviam confirmado presença e outras 47 marcaram a opção talvez.

O projeto acontece entre 2013 e 2015 e está dividido em três módulos anuais: Grandes Narrativas, O Romance e A Poesia. Ele espera que as palestras agreguem cada vez mais estudantes e pessoas de fora da universidade.

Durante as aulas ocorrerão dois momentos distintos: em um primeiro momento serão feitas as considerações teóricas e críticas sobre a obra em questão e, num segundo momento, a leitura de trechos do livro abordado.

Os estudantes têm direito a horas complementares e podem se informar na Secretaria do Departamento de Linguística da UFPR. Os que possuírem 90% de frequência podem participar de sorteios das obras estudadas.

Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público. Elas ocorrem aos sábados e são disponibilizadas cem vagas a cada edição.

Serviço

– Local: Anfiteatro 1100 do Ed. Dom Pedro I (UFPR Reitoria), Rua General Carneiro, 460.
– Horário: 14h às 18h. Todas as palestras ocorrerão aos sábados.
– Inscrições (mediante documento com foto) na Secretaria do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas, Rua General Carneiro 460, 11° andar, sala 1117. Vagas Limitadas: 100 vagas.
– Mais informações: poiesiscaminhadasliterarias@gmail.com
-Programação do primeiro módulo (2013)
– 22/06: Os Lusíadas, com Marcelo Sandmann.
– 13/07: Fausto, com Paulo Soethe.
– 27/07: Odisseia, com Roosevelt da Rocha.
– 31/08: Metamorfoses, com Rodrigo Gonçalves.
– 14/09: Ilíada, com Bernardo Brandão.
– 21/09: Canção de Rolando, com João Arthur.
– 28/09: A Divina Comédia, com Ernani Fritoli.
– 19/10: As Tragédias de Shakespeare, com Liana Leão.
– 09/11: Teogonia, com Roosevelt da Rocha.
– 14/12: Bíblia, com Bernardo Brandão.