Durante o ensino remoto, provocado pela pandemia da Covid-19, tanto alunos como professores precisaram usar da criatividade para lidar com inúmeras situações adversas. Foi o caso dos estudantes do primeiro período de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que tiveram que produzir alguns textos para exercitar a escrita jornalística em seus mais diversos formatos.
A junção dos textos produzidos pelos alunos gerou a série Nós e eles: narrativas e depoimentos para dias nublados, um trabalho que intercala histórias pessoais com relatos fornecidos por depoentes. O objetivo da coletânea foi criar uma sequência de textos que, ao mesmo tempo que se conectam, podem ser lidos aleatoriamente sem perda de sentido.
Para isso, o material foi dividido em três blocos: Piano, Labirinto e Sombra. Em Piano, os textos são de caráter suave e conteúdo ameno. As produções presentes em Labirinto carregam características cômicas e descontraídas, como uma comédia de erros. Já em Sombra, os textos trazem a angústia e a melancolia, além de profundidade e seriedade maiores.
Nós e eles: narrativas e depoimentos para dias nublados foi desenvolvida pelos estudantes Jully Ana Mendes, Paula Bulka Durães e Thiago Fedacz Anastacio com ilustrações de Chananda Lipszyc Buss. A coletânea ainda inclui textos das estudantes Cecília S. Sanchez, Isabella Leandra Honório, Jéssica Holanda, Joana Tápea, Marina Anater, Luisa da Costa Mattos Silva e Munira Bark. O trabalho é resultado da disciplina Redação Jornalística I e esteve sob orientação do Prof. Dr. José Carlos Fernandes.
A seguir, confira a coletânea: