qui 25 abr 2024
HomeCidadeReocupação de lugares é tema de edição do Jornal Comunicação

Reocupação de lugares é tema de edição do Jornal Comunicação

Pautas trataram da socialização e do retorno aos espaços da cidade, após quase dois de restrições impostas pela pandemia

Resultado da produção conjunta de estudantes das disciplinas de Laboratório de Jornalismo II e Laboratório Multimídia de Jornalismo II, a versão impressa do Jornal Comunicação aborda, nesta edição, a reocupação de espaços. Depois de quase dois anos de medidas sanitárias de restrição de circulação de pessoas devido à pandemia de covid-19, a equipe se voltou às diversas nuances do momento, que também foi de retorno às aulas presenciais na UFPR.

A abordagem escolhida buscou discutir o período de retorno às atividades culturais, de lazer, saúde, educação e trabalho. A reportagem sobre cultura, por exemplo, representa um convite para que leitores passeiem pelo centro de Curitiba com novos olhares. Em termos editoriais, a equipe de produção e edição da pauta levou em conta a reocupação dos espaços urbanos, com intuito de que o conteúdo fosse atrativo no aspecto visual. Juliana Sehn, que integrou a equipe responsável pela execução da reportagem, comenta que foi muito prazeroso fotografar os murais e entrevistar os artistas nesse momento de reocupar a cidade.

Experiência compartilhada

A atividade laboratorial é desenvolvida conjuntamente nas disciplinas, em cinco etapas: pauta, produção das reportagens, edição, diagramação e circulação. As pautas e a edição ficaram sob a responsabilidade da turma de Laboratório Multimídia de Jornalismo II, sob supervisão da professora Criselli Montipó. A preocupação, nesse primeiro momento da produção, foi com pautas problematizassem questões de interesse da comunidade.

Para o professor Hendryo André, responsável pela disciplina de Laboratório de Jornalismo II, onde a equipe de repórteres realizou a apuração e a redação dos textos, orientar a produção de jornal-laboratório é sempre um desafio complexo. “Dessa vez, a maior dificuldade, e também a maior qualidade, foi trabalhar de maneira interdisciplinar. A produção conjunta exige dos estudantes e professores muito diálogo e pouco espaço para vaidades. A equipe foi muito bem nesse sentido, e não foram poucos os momentos que nos sentimos satisfeitos por estarmos participando do jornal”, conta.

Após o processo de edição – readequação e ajustes – também realizada pela equipe de Laboratório Multimídia de Jornalismo II, o material foi diagramado, revisado e impresso. O produto final – já em circulação, inclusive em diversas bancas de jornais de Curitiba e Região Metropolitana – é resultado de um grande debate sobre como pensar e produzir jornalismo, da concepção do projeto gráfico e editorial até a distribuição. “Refletir sobre como olhar adiante, nesse mundo que esperamos estar saindo da pandemia, foi, ao mesmo tempo, desafiador e instigante. Nos fez sonhar com dias melhores. Esperamos que os leitores e leitoras passam partilhar esse sentimento”, comenta André.

Ana Cristina Gomes da Silva
Estudante de Jornalismo da UFPR.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Ana Cristina Gomes da Silva
Estudante de Jornalismo da UFPR.
Pular para o conteúdo