A Escola Técnica da UFPR divulgou no último dia 19/12/08 o edital que rege o processo seletivo para a unidade de Paranaguá, cidade do litoral paranaense. As vagas são para estudantes do Ensino Médio.
Foi divulgada no último dia 19/12/08 a lista de aprovados no processo seletivo 2008/2009 da Escola Técnica da UFPR. São 370 vagas ofertadas para nove cursos: Ensino Médio; Cursos Integrados em Informática e Contabilidade; e Pós-Médio em Contabilidade, Enfermagem, Higiene Dental, Massoterapia, Prótese Dentária e Radiologia.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou nesta sexta-feira (19) a lista de aprovados no vestibular 2009. Foram oferecidas 2.602 vagas em 63 cursos. Ao todo, foram 16.282 candidatos inscritos.
Quatro brasileiros por hora. É este o número de pessoas que a DPOC, doença pouco conhecida no Brasil, mata a cada 60 minutos. DPOC é a abreviatura de doença pulmonar obstrutiva crônica, e classifica a bronquite crônica e o enfisema pulmonar, manifestados separadamente ou em conjunto. Quer dizer, classificava, pois agora as informações sobre esse problemas estão bem mais acessíveis, como explica o médico Carlos Eduardo do Valle Ribeiro. "DPOC significa Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, ou seja, a dificuldade de eliminar o ar dos pulmões, devido ao que antigamente se chamava Bronquite Crônica Obstrutiva, Enfisema Pulmonar, Bronquiectasias e algumas outras causas raras de doença pulmonar".
Ao contrário do que pode se imaginar, o atletismo é muito praticado no Brasil. E a crescente quantidade de participantes em corridas de rua atesta sua popularidade. A Prefeitura de Curitiba realiza, desde 1997, a Maratona de Curitiba - que em 2008 ocorreu no mês passado, em 23 de novembro. Desde a primeira edição da prova, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) vem à frente da organização do evento, que atualmente reúne 5.000 atletas
A Universidade Federal do Paraná divulgou no último dia 27 a lista dos aprovados na primeira fase do vestibular 2009. No total, foram 15.809 convocados, sendo 615 'treineiros', ou seja, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e, portanto, não estão aptos a ingressar a Universidade.
Quem nasceu depois de 1972, quando foi implementada a última reforma ortográfica na língua portuguesa, deve se surpreender quando lê coisas como 'ôntem', 'comêço', 'mêdo' e 'êle'. Hoje, quase quarenta anos mais tarde, um novo acordo entre países de língua portuguesa divide os falantes do idioma. Por um lado, há quem lamente as mudanças, como a queda de acentos diferenciais (como em para/pára). Por outro, há quem considere desnecessário o tal acordo, como é o caso do célebre escritor moçambicano Mia Couto.