ter 19 mar 2024
HomeCulturaJornalVerso — As representações cinematográficas do jornalista como herói

JornalVerso — As representações cinematográficas do jornalista como herói

A imagem de um jornalista está presente em diferentes veículos midiáticos diariamente. Seja no programa de telejornal da manhã, na coluna de um jornal digital, ou até mesmo na programação jornalística de uma rádio a caminho do trabalho. Todos esses exemplos contribuem para formar a imagem pública de como é um(a) jornalista, porém, não são os únicos meios midiáticos que influenciam nesta percepção.

Um meio fundamental para contribuir com a percepção popular sobre os profissionais é o cinema. A influência das diferentes narrativas e personagens cinematográficos na visão sobre a profissão é o tema do primeiro episódio do podcast JornalVerso.

O projeto, dividido em seis episódios, foi desenvolvido na disciplina Teorias de Jornalismo, ministrada pela professora Valquíria John. Cada episódio trata de um gênero ficcional específico (cinema, série, telenovela, quadrinhos, literatura, entre outros), e sobre como tal gênero aborda o jornalismo.

No primeiro episódio, apresentado por Bruna Rudnick e Isabela Stanga, há um debate sobre como é desenvolvido o panorama de herói no jornalismo, a partir da representação de filmes do cinema estadunidense.

No episódio é discutido o modo como a atividade jornalística — e como o/a profissional jornalista — é representado a partir de narrativas ficcionais. Um produto de jornalismo cultural, com vistas a fazer crítica de produtos de entretenimento e, a partir deles, correlacionar com as Teorias do Jornalismo, com a reflexão quanto à práxis jornalística e os modos como outras narrativas midiáticas representam esta profissão e sua atuação na sociedade. Confira:

Valkyria Dantas Rattmann
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Valkyria Dantas Rattmann
Estudante do curso de Jornalismo da UFPR.
Pular para o conteúdo