O candidato Gustavo Fruet é curitibano da gema, nascido em 1963. Formou-se em direito na principal universidade da cidade, a UFPR, e iniciou sua atuação política no movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas. Em 1996, foi eleito para o primeiro cargo público, o de vereador em Curitiba. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal no lugar do pai, o ex-prefeito Maurício Fruet, que havia falecido um mês antes das eleições.
Fruet defende que as universidades sejam parceiras da prefeitura, contribuindo para a construção de uma cidade melhor. Em entrevista ao Jornal Comunicação, o candidato fala de seus projetos para a educação.
Comunicação: Como o senhor vê que deve ser a relação da prefeitura municipal com as universidades, em especial as públicas?
Fruet: As Universidades devem ser parceiras da Prefeitura em programas de geração de emprego e renda, melhoria no atendimento da saúde pública, combate ao uso de drogas, incentivo à prática esportiva.
Esta parceira também deve incluir estudos para desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade da mobilidade urbana, segurança e preservação do meio ambiente.
Comunicação: Qual benefício a sua candidatura pode trazer para os estudantes?
Fruet: Educação será o maior legado que quero deixar para Curitiba. Para tanto vou aumentar o investimento, passando de 26% para 30% do orçamento municipal destinado a área. Isso vai representar R$ 100 milhões a mais por ano para a educação. Também quero implantar os Portais do Futuro em cada região da cidade, projeto destinado aos jovens, que vai propiciar atividades de cultura, lazer e esporte, além de formação profissional, dando opções de contraturno aos jovens, para não perdê-los para o crime e as drogas.
Comunicação: Como a UFPR pode auxiliar a prefeitura em um projeto de cidade?
Fruet: As universidades podem e vão auxiliar a administração municipal em diversas áreas, com a troca de experiências, estudos e projetos de viabilidade. Na área de saúde, por exemplo, essa interatividade fica mais visível graças à nova relação que queremos implantar com os hospitais universitários para melhorar o atendimento aos usuários do sistema de saúde que se encontra em situação caótica.
Comunicação: Qual a importância que a política universitária teve para a sua formação?
Fruet: Sou formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e iniciei minha atuação política no movimento estudantil, como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS). Até hoje essa experiência repercute na maneira como faço política.
Entrevista Ratinho Junior
Entrevista Luciano Ducci
Entrevista Bruno Meirinho