sex 19 abr 2024
HomeAmbiente & Sustentabilidade"A UFPR pode auxiliar a prefeitura com a troca de experiências, estudos...

“A UFPR pode auxiliar a prefeitura com a troca de experiências, estudos e projetos de viabilidade”, afirma Fruet

O candidato Gustavo Fruet é curitibano da gema, nascido em 1963. Formou-se em direito na principal universidade da cidade, a UFPR, e iniciou sua atuação polí­tica no movimento estudantil como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas. Em 1996, foi eleito para o primeiro cargo público, o de vereador em Curitiba. Dois anos depois, elegeu-se deputado federal no lugar do pai, o ex-prefeito Maurí­cio Fruet, que havia falecido um mês antes das eleições.
Fruet defende que as universidades sejam parceiras da prefeitura, contribuindo para a construção de uma cidade melhor. Em entrevista ao Jornal Comunicação, o candidato fala de seus projetos para a educação.

Comunicação: Como o senhor vê que deve ser a relação da prefeitura municipal com as universidades, em especial as públicas?
Fruet: As Universidades devem ser parceiras da Prefeitura em programas de geração de emprego e renda, melhoria no atendimento da saúde pública, combate ao uso de drogas, incentivo à prática esportiva.
Esta parceira também deve incluir estudos para desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade da mobilidade urbana, segurança e preservação do meio ambiente.
Comunicação: Qual benefí­cio a sua candidatura pode trazer para os estudantes?
Fruet: Educação será o maior legado que quero deixar para Curitiba. Para tanto vou aumentar o investimento, passando de 26% para 30% do orçamento municipal destinado a área. Isso vai representar R$ 100 milhões a mais por ano para a educação. Também quero implantar os Portais do Futuro em cada região da cidade, projeto destinado aos jovens, que vai propiciar atividades de cultura, lazer e esporte, além de formação profissional, dando opções de contraturno aos jovens, para não perdê-los para o crime e as drogas.
Comunicação: Como a UFPR pode auxiliar a prefeitura em um projeto de cidade?
Fruet: As universidades podem e vão auxiliar a administração municipal em diversas áreas, com a troca de experiências, estudos e projetos de viabilidade. Na área de saúde, por exemplo, essa interatividade fica mais visí­vel graças à nova relação que queremos implantar com os hospitais universitários para melhorar o atendimento aos usuários do sistema de saúde que se encontra em situação caótica.
Comunicação: Qual a importância que a polí­tica universitária teve para a sua formação?
Fruet: Sou formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e iniciei minha atuação polí­tica no movimento estudantil, como presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS). Até hoje essa experiência repercute na maneira como faço polí­tica.

Entrevista Ratinho Junior
Entrevista Luciano Ducci
Entrevista Bruno Meirinho

Fruet conta com o apoio dos jovens para figurar no segundo turno