sáb 20 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: Um mês a menos

Agenda Federal: Um mês a menos

Não precisa esconder: todo mundo está riscando os dias no calendário, só na espera do próximo feriado (está quase lá!), dos dias de férias (que começam no final de dezembro) e do final do semestre (que ainda vai demorar, já que é na metade de março).

Enquanto isso não acontece, que tal se concentrar nas aulas e participar de alguns dos eventos promovidos pela UFPR? Alguns deles são específicos e outros são até obrigatórios – e vai que você só fica sabendo de um deles aqui pela Agenda Federal? Desta vez, o pessoal do Direito foi o mais lembrado.

Abaixo, confira a programação de 05 a 11 de novembro de 2012.

Hora de Provar

Quer trocar de turno, habilitação, campus, curso ou instituição? Deseja destrancar a matrícula, fazer permanência em uma graduação similar? A resposta para essas perguntas começa nesta segunda-feira (05), quando iniciam-se os cadastros para o Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) da UFPR. O tempo é curto e tem muita gente interessada, então fique ligado!

Provar UFPR
Inscrições de 05 a 11 de novembro;
Entrega de documentação nos dias 13 e 14 de novembro;
Resultado divulgado em 23 de novembro;
O edital será divulgado a partir de segunda-feira (05) no site do Provar;
A resolução nº99/09 com as normas do processo poder ser acessada aqui.

Lá vem o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é visto com péssimos olhos por boa parte dos graduandos da UFPR, seja pelos problemas na avaliação ou por pura preguiça de acordar cedo e ir fazer a prova. Mas ele continua existindo – e está chegando. Se você está no primeiro ou último ano dos cursos da UFPR a seguir, parabéns (ou não): Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Gestão da Informação, Gestão e Empreendedorismo, Gestão Pública (Litoral) , Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Turismo. Lembrando que os selecionados precisam preencher um questionário até a data da prova.

Enade 2012
25 de novembro, a partir das 13h;
Para local, questionário e comprovante, acesse o site oficial da prova.

Vestiba

Não, não é sobre a editoria de Vestiba aqui do Jornal Comunicação. É que o tempo passa e o vestibular da UFPR está chegando: a primeira fase das provas, que conta com 80 questões de conhecimentos gerais, já é neste domingo (11). Inscrições e tudo mais já passaram, mas não custa reforçar: o Núcleo de Concursos da UFPR tem informações como ensalamento e relação candidato/vaga, além do completíssimo Guia do Candidato.

….

Quem quer ser professor de Sociologia?

Divulgação/SEED

Apesar de ser uma das profissões mais desvalorizadas dos últimos tempos, muita gente ainda quer ser professor, seja em escolas ou universidades. Se essa é a sua vontade e a área a ser seguida é a de Sociologia, o curso Fundamentos Teóricos da Sociologia – Pressupostos Metodológicos é imperdível, sendo uma boa chance para você ampliar seus conhecimentos sobre como passar seu conhecimento aos alunos e discutir métodos e condições de ensino. A organização é uma parceria entre a PUC-PR, a UFPR e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Falta uma semana ainda, mas avisar tão em cima da hora é sacanagem.

IV Simpósio Estadual sobre a formação de professores de Sociologia
19, 20 e 21 de novembro, no Auditório Gregor Mendel (PUC-PR);
Temas: Processo de Socialização e as Instituições sociais, Cultura e Industria Cultural, Trabalho: abordagens possíveis, Poder, Política e Ideologia, Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais, Metodologia de Ensino – Elaboração de Plano de Aula;
Para a programação completa, clique aqui.

Direito

Reprodução/PPGD

São dois os eventos promovidos pelo pessoal da pós-graduação em Direito da UFPR – mas graduandos também são bem-vindos, caso se identifiquem com as temáticas. O primeiro, promovido pelo Grupo de Pesquisa E-Justiça (assim, com o hífen mesmo), é uma mesa-redonda sobre a virtualização dos três poderes – e tem até convidado internacional. O segundo é o 2º Encontro da Escola Internacional de Pesquisa em História do Direito e conta com vários debates separados por três dias.

e-Democracia, e-Gov, e-Justiça
09 de novembro, às 9h
Local: sala de vídeo do 3º andar do Prédio Histórico;
Consulte o cartaz do evento para mais detalhes.

2º Encontro da Escola Internacional de Pesquisa em História do Direito
Tema: Novos rumos da História do Direito: métodos recepções e diálogo intercultural;
De 07 a 09 de novembro, com palestras espalhadas pelo dia inteiro;
Local: 1º andar do Prédio Histórico;
Para a programação completa, clique aqui.

Anuncie aqui

O Agenda Federal pode ser seu espaço de divulgação! Seu curso vai oferecer alguma atividade interessante e que precisa de divulgação? O centro acadêmico vai dar aquela festa e quer o máximo de presentes possíveis? Tem algum anúncio de produto ou moradia relacionado à Universidade? É só mandar um email para jornalcomunicacao@ufpr.br com a sua sugestão. Até a próxima!