qui 28 mar 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeApesar de oportunidades dentro de cooperativas, carrinheiros de Curitiba optam pelo trabalho...

Apesar de oportunidades dentro de cooperativas, carrinheiros de Curitiba optam pelo trabalho autônomo

No dia 28 do último mês foi aprovado, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que impede o uso de tração animal em veículos na cidade de Curitiba. A proposta revoga uma lei de 2005 que permitia o uso de carroças e charretes no perímetro urbano. Os animais que forem apreendidos pela nova lei serão encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba.

Junto ao projeto, de autoria da prefeitura, foi aprovada emenda que prevê a criação de programas sociais que reduzam o impacto da proibição às famílias de catadores de materiais recicláveis que utilizam carroças para trabalhar. A Secretaria do Meio Ambiente e a Fundação de Ação Social (FAS) estão entre as doze instituições selecionadas pela lei para desenvolver ações de amparo e atendimento a estas famílias, que, segundo dados das prefeitura municipal, somam em cerca de 150.

O programa Ecocidadão está entre os auxílios já oferecidos. “Além de oferecer alguns equipamentos para auxiliar os associados durante a coleta de materiais recicláveis, nós capacitamos a associação para que as pessoas possam ter autogestão”, explica o técnico ambiental Carlos Alberto Kalinke Júnior. Segundo Carlos, o programa trabalha em três vertentes: social, ambiental e econômica. “Na social, você tira as famílias da vulnerabilidade; na econômica, você dá um trabalho para elas e, consequentemente, a parte ambiental vem junto porque você está dando uma destinação adequada ao material que iria para aterros sanitários, rios, encostas ou terrenos baldios”, complementa o técnico ambiental. Para ele, o projeto de lei facilita o trabalho dos carrinheiros. “Primeiramente, o programa visa retirar os catadores das ruas, onde há muita vulnerabilidade, e coloca-los em cooperativas”, esclarece Carlos Alberto.

Maior lucro define a preferência pelo trabalho autônomo

O carrinheiro João Leop carrega cerca de 200kg diariamente da sua residência até a Rua da Cidadania, na praça Rui Barbosa. Imagem: Valsui Júnior
O carrinheiro João Leop carrega cerca de 200kg diariamente da sua residência até a Rua da Cidadania, na praça Rui Barbosa.
(Foto: Valsui Júnior)

João Leop é carrinheiro há quinze anos em Curitiba. No trabalho como catador, o senhor de 71 anos já não usa animais para mover o instrumento de trabalho. Ele conta que não tem planos para trabalhar em cooperativas ou associações uma vez que o trabalho individual gera mais lucro no final do mês. “Vejo muitos casos de amigos meus que já trabalharam em projetos como esse e não acharam muito vantajoso”, esclarece.

No trajeto que percorre diariamente no bairro Rebouças, João comenta que praticamente não encontra mais carroças movidas a equinos. “Antigamente você via duas ou três carroças puxadas a cavalo por dia. Ultimamente, a última vez que vi faz cerca de quinze dias”, comenta.

Para a vereadora professora Josete (PT), o caso de seu João é apenas mais um entre vários carrinheiros que não estudam largar o trabalho individual para trabalhar em associações e cooperativas municipais. A vereadora, que criou uma emenda ao projeto de lei que foi aprovado na primeira quinzena deste mês, esclareceu algumas de suas apreensões em relação à proposta em entrevista ao Jornal Comunicação. Confira:

Jornal Comunicação: No que o projeto de lei poderia ser diferente?
Professora Josete: Estamos em outro momento de discussão em relação a bem-estar animal. Portanto, entendemos que, de fato estes cavalos são muito maltratados e nós temos que buscar formas de garantir qualidade de vida para eles. No entanto, nós sabemos que existem diversas famílias que sobrevivem a partir do uso deste tipo de veículo com tração animal. Existem alguns levantamentos que variam de 120 a 300 famílias. Multiplique isto por 3 ou por 4. É um contingente enorme de pessoas que será atingida por isso. Apresentamos uma emenda colocando que o executivo deverá buscar através da articulação com diversas secretarias desenvolver políticas públicas para garantir que essas famílias tenham outra alternativa de sobrevivência. Essa emenda articula desde a FAS, que é a Fundação de Ação Social, até a Secretaria do Trabalho em programas de formação profissional.

JC: Atualmente, já existem programas na prefeitura de Curitiba que agem como uma alternativa para o ofício dessas famílias, como o Ecocidadão. Você acredita que eles poderiam atender a demanda de cidadãos que fossem afetados por este projeto de lei?
PJ: Depende, porque o programa exige das pessoas uma compreensão de um trabalho mais coletivo. Nem sempre isso é tranquilo porque normalmente essas famílias que fazem coleta de materiais recicláveis com carroças têm uma ocupação que é individual, sem depender de outras pessoas. Pode ser uma forma de inserção, só que é preciso fazer todo um trabalho preparatório uma vez que é um trabalho coletivo com várias pessoas envolvidas. Muitas vezes o que programas como o Ecocidadão garantem ao final do mês em termos de renda é menor do que essas famílias conseguem ao fazer a coleta por meio das carroças. São vários elementos que devem ser levados em consideração.

JC: O fato de o projeto de lei só proibir o uso de veículos movidos por tração animal faz algum tipo de recorte social?
PJ: É exatamente essa a nossa preocupação e por isso que nós apresentamos a emenda. Óbvio que a primeira consequência da implementação desse projeto é que essas famílias estarão sem uma fonte de renda, sem aquilo que lhes garante a sobrevivência. Portanto, o projeto tem um impacto social direto e fizemos toda uma discussão com a emenda a ser aprovada no sentido de garantir um atendimento a essas famílias. O que nos foi dito é que será uma implantação gradativa porque nós sabemos que o próprio centro de zoonoses ainda não tem uma capacidade grande para atender toda essa demanda. Não adianta somente tirar os animais do trabalho de tração animal e jogar num espaço sem condições mínimas de espaço e alimentação e para que todos os familiares que conduzem o veículo sejam encaminhados para as diversas secretarias em busca de outra ocupação no mercado de trabalho. Tudo isso demanda tempo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo