sex 22 out 2021
HomeCidadeCuritiba oferece opções de lazer fora do eixo central no feriado

Curitiba oferece opções de lazer fora do eixo central no feriado

Curitibanos aproveitam as oficinas gratuitas no Portão Cultural. (Foto: Dayane Farinacio)

Além da folia tradicional que ocorre durante todo o feriado de carnaval (1° a 4 de março), os curitibanos podem aproveitar outras atividades culturais gratuitas, sem precisar se deslocar para o centro. O Portão Cultural, no bairro Portão, conta com programação especial. Além de rodas de leitura para as crianças e oficinas de pintura, oferece também uma mostra de filmes sobre o carnaval.

A programação especial é um projeto piloto que foi organizado em duas semanas. A ideia teria surgido justamente para estimular atividades culturais fora do eixo central da cidade e atrair, principalmente, o cidadão que mora na região mas não sabe da existência do Portão Cultural. “Muitas vezes, a população passa por aqui para ir aos shoppings e não sabe que pode entrar”, conta Priscila Jacwicz, coordenadora do Museu Metropolitano de Arte (MuMA), que faz parte do complexo do Portão Cultural. Somente na primeira manhã de programação, 40 pessoas passaram pelo MuMA, número muito superior se comparado a outros sábados, de acordo com Priscila.

Uma das vantagens do passeio é a tranquilidade, fator que atrai muitas famílias. Silvete de Oliveira compareceu com o marido e o filho, Luan, para a oficina de pintura que aconteceu na tarde de sábado (01). Segundo ela, a família procurou fugir da aglomeração de outros eventos, optando por uma visita à biblioteca do complexo e por participar da oficina. “É uma forma de apresentar para o Luan outra opção de lazer além dos shoppings”, diz.

Rudá Pereira participou da aula de Tai Chi Chuan – arte marcial chinesa – logo de manhã e aproveitou para participar também da oficina de pintura. “Aqui é mais tranquilo que no centro e tem atividades mais introspectivas. Agora vou aproveitar para ver a exposição de fotografia, que nem faz parte da programação do feriado”, contou Rudá.

As atividades da programação especial de carnaval ocorrem de 1° a 4 de março, das 10h às 22h, sendo a maioria delas gratuitas. Durante o carnaval, as outras mostras e exposições também podem ser visitadas.

Confira a programação completa no site da Fundação Cultural de Curitiba.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes