sáb 11 maio 2024
HomeDestaquesSetor de Comunicação da UFPR recebe a 1ª Jornada de Comunicação e...

Setor de Comunicação da UFPR recebe a 1ª Jornada de Comunicação e Raça

Pela primeira vez, em 59 anos, alunos e professores do campus de comunicação organizam uma série de eventos dedicados à questão negra na academia, na sociedade e na cultura

Elaborada por estudantes e docentes da universidade, a jornada visa reunir toda a comunidade acadêmica para participar deste acontecimento histórico. A relação entre comunicação, negritude e cultura são os principais temas da 1ª Jornada de Comunicação e Raça.

O evento é realizado pelo Comunica Black, coletivo negro de comunicação social da UFPR, em conjunto com a disciplina optativa de Comunicação e Raça, ministrada pelos professores Juliana Barbosa e Marcelo Garson. Os encontros serão realizados entre 21 de setembro e 9 de novembro, às quintas-feiras, das 19h às 21h, nos auditórios dos setores de Ciências Agrárias, Comunicação e Reitoria.

O objetivo é promover um amplo debate sobre a questão racial nos campos acadêmicos, socioculturais e profissionais, integrado com toda a sociedade civil. Dessa forma, procura-se estabelecer formas de incentivar o trabalho exercido por pessoas negras; e a mudança de paradigmas nos ambientes ocupados por uma maioria branca, tornando esses espaços mais inclusivos. Em síntese, é uma iniciativa que planeja reunir diversas áreas ligadas à negritude e incentivar a participação e protagonismo nos espaços acadêmicos e públicos. É um marco.

O evento será dividido em cinco encontros com temáticas diversas que dialogam com a negritude. As rodas de conversa vão reunir profissionais, pesquisadores e professores que estudam e trabalham com a temática em conjunto com a comunicação e a cultura. A abertura da jornada acontecerá no dia 21 de setembro, no auditório do campus do Agrárias, e reunirá pesquisas realizadas no Departamento de Comunicação da UFPR.

Entre os convidados do primeiro encontro estão: Felipe Cardoso, publicitário com mestrando em Comunicação pela UFPR, coordenador do Cursinho Popular Pré-vestibular Inserção, e organizador do livro “Fragmentos Negros — perspectivas sobre a presença negra em Joinville/SC”; Mayara Cruz Brito, publicitária formada pela UFPR que trabalha como mídias sociais na Fundação de Apoio à universidade; Alana Cunha, graduada em Relações Públicas pela UFPR, desenvolve sua pesquisa sobre o conceito de afrofuturismo na comunicação audiovisual; e Valquíria John, professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação — PPGCOM e dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da UFPR.

O segundo encontro tem como temática a presença negra e feminina na academia, reunindo pesquisadores e profissionais da comunicação e linguagens. Em seguida, no terceiro dia de evento, terá a participação da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD-UFPR). Já o quarto encontro será realizado no formato online e terá como foco os temas negritude, comunicação e coletividade, reunindo profissionais da área de Relações Públicas. Por fim, o encerramento da jornada ocorrerá no auditório da Reitoria e abordará questões socioculturais, com a participação de artistas do Hip Hop e do Samba, trancistas e personalidades ligadas à Capoeira.

As rodas de conversas são destinadas aos estudantes, aos professores e ao público que se interessa pela temática. Será fornecido um certificado de horas complementares para aqueles que comparecerem em, NO MÍNIMO, três reuniões. Durante os eventos, haverá diversos QR CODES disponíveis no local para inserir informações dos participantes e auxiliar no recebimento da documentação após o término da jornada. Por conta do espaço o número de vagas é limitado.

No cronograma abaixo, é possível verificar a localização de cada evento, a temática e outras informações relevantes. A cobertura da jornada estará disponível no Instagram do Comunica Black @coletivocomunicablack e no site do Jornal Comunicação — jornal laboratório do curso de jornalismo da UFPR.

Ilustração: Comunica Black

Encontro 1: Pesquisas de Comunicação e Raça na UFPR

Data e Horário: 21/09, das 19h às 21h

Local: Auditório do Setor de Ciências Agrárias — UFPR.

Endereço: Rua dos Funcionários, 1540 — Juvevê.

Encontro 2: Intelectuais Pretas

Data e Horário: 28/09, das 19h às 21h

Local: Auditório do Departamento de Comunicação — UFPR

Endereço: Rua Bom Jesus, 650 — Juvevê.

Encontro 3: Pesquisas Antirracistas na UFPR

Data e Horário: 05/10, das 19h às 21h

Local: Auditório do Departamento de Comunicação — UFPR

Endereço: Rua Bom Jesus, 650 — Juvevê.

Encontro 4: Coletivos Pretos

Data e Horário: 26/10, das 19h às 21h

Local: Formato online

Encontro 5: Cultura Preta

Data e Horário: 09/11, das 19h às 21h

Local: Auditório Homero de Barros (Reitoria) — UFPR. Edifício Dom Pedro l, 1°andar.

Endereço: Rua General Carneiro, 460 — Centro.