sex 22 out 2021
HomeCiência & TecnologiaII Festival de Minifoguetes de Curitiba tem inscrições para espectador abertas

II Festival de Minifoguetes de Curitiba tem inscrições para espectador abertas

O II Festival de Minifoguetes de Curitiba será realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril. As inscrições para participar do evento, como espectador, estarão abertas até o dia 30 deste mês. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, que após enviado, passará por uma avaliação, pois há apenas 50 vagas. É gratuito e aberto a todos. O resultado será divulgado até o dia dez de abril, por email.

Diego Moro, mestre em Engenharia Mecânica, e suas criações (Foto: Moreno Valério)
Diego Moro, mestre em Engenharia Mecânica, e suas criações (Foto: Moreno Valério)

Esta edição do Festival contará com participantes de 16 instituições de ensino de sete estados brasileiros. Para Diego Moro, líder de 3 das 5 equipes da UFPR e atual campeão, esse ano estará mais competitivo. “Ano passado, eles não tinham o know how. Esse ano será diferente, temos até um troféu”, explica Diego.

O Festival inclui lançamentos de minifoguetes em 12 categorias, palestras, sessões técnicas, exposições, debates, premiações e um concurso de fotografia. “Selecionamos algumas categorias conforme a experiência do ano passado, e a segunda edição tem gente de vários locais vindo pra cá, como Rio Grande do Norte”, conta o projetista Diego Moro.

Plínio Luís Pereira Lopes, 18, aluno do terceiro período de Comunicação Social – Jornalismo, conta o que o fez se inscrever para participar do Festival como espectador. “Me interessei porque era algo bem diferente, nunca tinha visto nada parecido”.

O Grupo de Foguetes Carl Sagan, criado há 10 anos, sob a direção do professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, Carlos Marchi, organiza o Festival, que é sediado pela UFPR. “Esse tipo de evento permite despertar a criatividade dos alunos, colocar em prática os conhecimentos teóricos vistos em aula, e comparar a teoria com a realidade”, afirma Marchi.

Alguns dos minifoguetes fabricados pelos alunos da UFPR (Foto: Moreno Valério)
Alguns dos minifoguetes fabricados pelos alunos da UFPR (Foto: Moreno Valério)

Primeira edição

A primeira edição do Festival de Minifoguetes aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de abril de 2014. Realizado no campo de futebol do Centro de Educação Física da UFPR e com duas categorias diferentes, foram cerca de 20 lançamentos ao todo.

Na primeira edição foram batidos dois recordes da NAR (National Association of Rocketry), dos Estados Unidos, que é a maior associação mundial da área. “No ano passado tivemos cerca de 100 competidores, agora deverão ser aproximadamente 200”, conta Carlos.

Com a participação de 18 equipes de 10 universidades brasileiras e três grupos independentes, houve um total de seis estados brasileiros (MG, PE, PR, RS, SC, SP) na competição. As cinco equipes da UFPR venceram nas cinco categorias que participaram. “Já tínhamos experiência com o lançamento, e nossos concorrentes não, isso facilitou um pouco”, analisa Moro.

Concurso de Fotografia

Esse ano, além dos lançamentos, haverá um concurso de fotografia. Os participantes poderão registrar momentos de testes em solo ou voo; de lançamentos ou testes estáticos (como ejeção de pára-quedas). Por ser o primeiro evento do tipo, fotos do festival de 2014 também serão aceitas.

As próprias equipes votarão nas fotos, com a regra de não poder votar na própria equipe. Serão três vencedores desse concurso.

Programação

As atividades do evento serão sediadas no campi Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba e na Fazenda Canguiri da UFPR, em Pinhais. A alimentação é de responsabilidade do participante. Já o transporte, a UFPR levará os participantes para a Fazenda.  Confira abaixo a programação do evento.

 

18 de abril – manhã Campi Centro Politécnico da UFPR Lançamento dos minifoguetes das categorias: Apogeu 50, Apogeu 100 e Classe 11/2.
18 de abril – tarde Campi Centro Politécnico da UFPR Palestra, sessões técnicas, exposições, debate, votação do Concurso de Fotografia.
19 de abril – manhã Fazenda Canguiri da UFPR Lançamento dos minifoguetes das categorias: Apogeu 200, Classe C e Apogeu 400.
19 de abril – tarde Fazenda Canguiri da UFPR Lançamento dos minifoguetes das categorias: Classe D, Livre de apogeu alto, Apogeu 800 e Classe E.
20 de abril – manhã Campi Centro Politécnico da UFPR Lançamento dos minifoguetes das categorias: Classe A, Classe B e Livre de apogeu baixo.
20 de abril – tarde Campi Centro Politécnico da UFPR Votação da categoria Livre, premiações e encerramento do evento.

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes