qua 20 out 2021
HomeCidadeMotoristas e cobradores podem entrar em greve nesta sexta

Motoristas e cobradores podem entrar em greve nesta sexta

Negociação ocorre no TRT-PR a partir das 14h. (Foto: Everson Bressan/SMCS)
Negociação ocorre no TRT-PR a partir das 14h. (Foto: Everson Bressan/SMCS)

Os motoristas e cobradores dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba podem entrar em greve nesta sexta-feira. A decisão depende da negociação que ocorre hoje, às 14h, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR). O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) reivindica, entre outras questões, o reajuste salarial dos trabalhadores de 12,8%. O caso ocorre justamente no momento em que se discute o valor do aumento da passagem em Curitiba para até R$ 3,30 a partir de amanhã.

De acordo com o advogado do sindicato Elias Mattar Assad, a categoria também está insatisfeita com condições de trabalho. Dentre os itens exigidos está a contratação de seguro de acidentes, isentando o motorista da total responsabilidade por ser um risco natural da atividade, adequação das estações tubo para frio, chuva e calor, banheiros exclusivos aos funcionários em terminais e rodízio de funcionários para possibilitar tempo para as necessidades básicas e alimentação durante o expediente. Os trabalhadores também querem o fim da obrigação dos funcionários para evitar crimes, como assaltos e vandalismo.

O Sindimoc alega ainda que as empresas não estão realizando o repasse das contribuições sindicais.

A Urbs não respondeu às tentativas de contato do Jornal Comunicação.

Assembleia

Após a negociação ocorrerá uma assembleia para os funcionários avaliarem o resultado das conversas. Se não houver entendimento entre os sindicatos não está descarta a possibilidade de greve. O Sindimoc já teria estipulado inclusive a circulação da frota de 50% nos horários de pico e 30% nos horários normais, visando não prejudicar a população, segundo Mattar Assad.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes