ter 16 abr 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeSecretaria de meio ambiente debate políticas sobre 'gases estufa'

Secretaria de meio ambiente debate políticas sobre ‘gases estufa’

Os que acham que apenas os paí­ses desenvolvidos devem se preocupar com o avanço do aquecimento global estão enganados. Isso ficou ainda mais evidente com a forte onda de calor que atingiu o Paraná recentemente, o que tornou novamente visí­vel a necessidade de uma preocupação do mundo todo a respeito do tema, inclusive dos paí­ses mais pobres ou em desenvolvimento.
Foi pensando nisso que, em maio de 2005, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hí­dricos (Sema) criou o Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, sendo o Paraná o terceiro estado brasileiro a ter um fórum dessa natureza. Em seu segundo encontro, nesta segunda-feira (2), estiveram presentes representantes de municí­pios, de instituições públicas e da sociedade civil, e foram discutidas as alterações climáticas e outros problemas ambientais causados pelo homem, além de medidas para a redução de “gases estufa”, como são chamados os gases que provocam o efeito estufa, como o dióxido de carbono.
O objetivo do Fórum, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hí­dricos, Rasca Rodrigues, é contribuir para as discussões e para o levantamento de informações, de modo que, até 2010, o Paraná possa ter uma polí­tica de medidas que, disciplinando atividades de alguns setores, colaborem na contenção do aquecimento global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo