qui 21 out 2021
HomeNotas comunicaçãoTurmas do Curso de Libras da UFPR iniciam atividades hoje

Turmas do Curso de Libras da UFPR iniciam atividades hoje

Turma de Básico I em aula com o professor Marcelo Porto. Foto: Bruna Remes
Turma de Básico I em aula com o professor Marcelo Porto. Foto: Bruna Remes

Começaram hoje (08) as aulas do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Paraná. Com o objetivo de difundir a cultura surda e oferecer capacitação aos funcionários da instituição, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) e o Setor de Ciências Humanas ofertaram turmas gratuitas para até 30 alunos, no Prédio Histórico. Têm preferência os servidores, funcionários e estudantes da UFPR, além de membros da comunidade externa que tenham parentesco ou contato próximo com deficientes auditivos.

As aulas são ministradas pelos professores surdos Daiane Ferreira, Danilo Silva, Marcelo Porto e Maurício Santos. A didática é feita totalmente na linguagem de sinais, sem o auxílio de intérprete – apesar do primeiro contato entre alunos e professores ser mediado com a tradução simultânea do coordenador Jonatas Medeiros. O plano de ensino abrange tópicos como soletração, contexto cotidiano, vocabulário e gramática, cujo domínio é essencial para aprovação do aluno, que será avaliado de forma individual e coletiva.

A carga horária de 120h, dividida em três módulos (Básicos I, II e III), proporciona atividades majoritariamente práticas. As inscrições foram feitas no período de 24 a 29 de março em um link disponibilizado pela coordenação. Quem já iniciou o curso tem matrícula garantida no semestre seguinte e, devido à extensa lista de espera, os alunos novos que não compareceram à primeira aula tiveram suas vagas preenchidas pelos nomes remanescentes. As turmas de segunda e terça-feira começarão nos dias 13 e 14.

Para maiores informações, acesse: www.facebook.com/LibrasNaUfpr

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes