Se você procura uma boa chance para fazer intercâmbio, experimente passar pelo campus do Jardim Botânico da UFPR no dia 2 de abril. A universidade, em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), realiza um evento de exposição sobre universidades alemãs que oferecem bolsas de estudo para alunos brasileiros.
A palavra Jornalismo deriva do francês: Journalism. Jour significa dia. Então, parece lógico que o Journalism seria uma análise do dia. Muitas vezes, entretanto, para se analisar fatos e problemas de um dia, é preciso repensar um contexto, e, com isso, anos de história. E é por isso que datas comemorativas são lembradas pela imprensa, em especial as datas redondas, cheias e grandes.
Ao entrar na Ópera de Arame, o espectador de Metegol, produção da companhia fluminense Intrépida Trupe (do lendário Circo Voador) já começa a sentir o que vem pela frente: antes mesmo da apresentação começar, ouve-se o som dos gritos típicos das torcidas brasileiras.
Monólogo da Mostra Contemporânea, A Ordem do Mundo, que estreou seu circuito de apresentações no Festival, gira em torno de Helena, uma pesquisadora ansiosa que tem como atividade profissional ler todas as notícias veiculadas diariamente na mídia impressa para depois refletir e opinar sobre elas.
Eventos culturais têm como enfoque nada menos que a própria cultura - difundir manifestações, estimular a criatividade e expressões populares e artísticas, ou promover debates em torno do assunto. Porém, ultimamente, entre celebridades e marketing, o 'cultural' pode parecer ofuscado. E aí, qual é o foco? O que, além da cultura, pode fazer parte dele?
Todo mundo sabe, ou deveria saber, que o Festival de Curitiba reúne diversas peças de teatro de vários cantos do país, o que obviamente altera o circuito cultural da capital paranaense. Será que é só isso que muda na cidade durante esse período?
Para quem ainda não a conhece, Madeleine Peyroux é uma cantora nascida nos Estados Unidos, mas criada na França. Madeleine tomou gosto pela música, sobretudo pelo jazz, com os cantores de rua parisienses. Aos dezesseis anos, ela integrou a banda The Lost Wandering Blues and Jazz Band, com o qual saiu em turnê pela Europa. Desde então, sua voz se tornou conhecida pela França e pelo mundo.
Inovador. Essa é a melhor palavra para definir a peça Faces da Loucura, do diretor Valdir Fagundes. O espetáculo é um dos mais dramáticos da mostra Fringe e, para ocupar tal posto, aborda um assunto bastante complexo: a esquizofrenia. Para os fãs de drama teatral, um prato cheio.
O processo de escolha dos reitores nas universidades brasileiras, já marcado por um histórico de discussões, pode ser substituído por eleições diretas, pelo menos no Paraná. Uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria dos deputados petistas Péricles Mello e Elton Welter, que prevê o fim da lista tríplice nas eleições de reitores das universidades estaduais está tramitando na Assembléia Legislativa, ainda sem data definida para votação.
Loja recusa trocar produto defeituoso. Companhia aérea não reembolsa cliente pelo vôo cancelado. Empresa telefônica não atende ao pedido de cancelamento da linha. Quando o consumidor passa por essas situações, ele logo pensa em reivindicar por seus direitos na Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Mas o que parecia ser a solução se transforma em novo incomodo.
Você ganhou um presente dias antes do Natal, precisou trocá-lo, mas quando chegou na loja a atendente explicou que as trocas são efetuadas na semana após a festividade. Você diz que irá voltar na data estabelecida, mas fica a dúvida: será que a loja pode estipular uma data para a troca?
O deputado estadual Osmar Bertoldi, do partido Democratas (ex-PFL), é mais um candidato que disputará as eleições para prefeito em Curitiba. A decisão foi tomada na última quinta-feira (27) por dirigentes do partido em Brasília.
O cinema é a arte de contar histórias através de imagens. E como produto artístico, o enredo de um filme não tem obrigação de ser verdadeiro. Mas nem sempre isso ocorre no mundo cinematográfico. Desde seu início, a sétima arte é usada para narrar e relembrar momentos que ficaram para trás. E fica a pergunta: o cinema pode ser visto como documento histórico?
A fórmula que mistura humor e mágica em A mágica como você nunca viu, do grupo carioca Cia. Mágica Made in Brazil, não chega a ser inovadora - ou, com o perdão do trocadilho, algo a que você nunca tenha assistido - mas o ambiente descontraído arranca algumas boas risadas dos espectadores. E claro, como em todo show de mágica que se preze, há alguns daqueles truques improváveis que instigam a platéia.
Ano passado, o preço dos ingressos das peças de teatro da Mostra Oficial era trinta e quatro reais. Hoje, a entrada baixou para trinta reais, mas ao que tudo indica, muita gente ainda não está feliz com o preço a pagar.
No dia 12 de março, o aluno de Design Alexander Czajkowski teve sua bicicleta roubada do pátio da Reitoria. Os assaltantes não foram impedidos pelo cadeado e pela corrente que prendiam o veículo a um corrimão de metal. Ao relatar seu caso para o vigia responsável, o estudante descobriu que ele não era única vítima: quatro bicicletas haviam sido roubadas do prédio só naquela semana. Dados como esses somados aos roubos ocorridos no Prédio Histórico no início deste ano com os calouros de psicologia e no final do ano passado com os alunos de música chamam a atenção para a questão da segurança dentro da UFPR.
O aterro sanitário do Caximba vai deixar de receber lixo vindo de Curitiba e de mais 15 municípios da Região Metropolitana a partir de 2009. A prefeitura da capital estuda, junto com as outras cidades que utilizam o local, áreas alternativas e tecnologias para a construção de um novo aterro.
Toca o telefone. Número desconhecido, provavelmente interurbano. Na linha, um pedido desesperado de socorro, seguido de uma fria intimação: "Isso é um seqüestro". Há dois meses, o golpe ainda pegava muitas famílias de surpresa. Porém, a incidência foi tão grande que deixou o brasileiro 'escolado': é trote.
Nicete Bruno é Marta, uma senhora ainda muito bonita, viúva e grande fã do escritor Paul Brodsky que, na peça, é interpretado por Paulo Goulart. Ao embarcar em um trem saindo de Paris com destino a Frankfurt, o destino lhe prega uma peça: ela descobre que seu ídolo está sentado na poltrona de frente à sua.
Ajeito-me numa das poltronas da segunda fileira da platéia do teatro José Maria Santos sem saber ao certo o que espero assistir. O espetáculo, algo como uma homenagem ao escritor Mário Quintana, me fora indicado por uma amiga. Enquanto aguardo o início do primeiro ato, tento me concentrar na lembrança das apostilas de Literatura que tanto folheei na época de cursinho. Mário Quintana, Mário Quintana... Seu nome me remete à Semana da Arte Moderna, mas nenhum de seus textos me vêm à mente.