qui 21 nov 2024

Monthly Archives: Agosto, 2008

Zaki Akel é confirmado reitor da UFPR




Na manhã desta terça (30), o Conselho Universitário (Coun) e o Conselho de Curadores (Concur) da Universidade Federal do paraná (UFPR) se reuniram para confirmar a eleição de Zaki Akel Sobrinho para novo reitor. De acordo com a votação, Zaki obteve 38 votos dos 46 conselheiros presentes.

Centro Acadêmico de Comunicação Social promove debate entre jovens candidatos a vereador




Nessa quinta-feira, 2 de outubro, o Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR (R. Bom Jesus, s/n, Juvevê) receberá seis jovens candidatos a vereador de diferentes partidos para um debate promovido pelo seu Centro Acadêmico. O evento, marcado para as 9h30, será dividido em quatro partes: abertura, apresentação dos candidatos, comentários de 'slogans' da cidade e respostas a perguntas do público.

Bancários de Curitiba fazem greve de 24h




Bancários de Curitiba e região metropolitana realizam, nesta terça-feira (30), uma paralisação de 24 horas. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba, aproximadamente 143 agências estão fechadas na capital e nas cidades metropolitanas. No Paraná, 11 mil bancários aderiram à greve, que também acontece em outros 12 estados.

Iniciativas comunitárias que fazem a diferença




É para melhorar a vida de muitas pessoas que organizações comunitárias se mobilizam em nome de um bem comum. Elas lutam por melhorias no meio ambiente, na vida cotidiana e profissional dos cidadãos. Assim essas comunidades têm voz e vez nas discussões governamentais e públicas.

Comunicação entrevista Beto Richa




Quem é o candidato
Nome: Carlos Alberto Richa
Coligação: Curitiba - O Trabalho Continua
PSDB / PP / PSL / PDT / DEM / PSB / PPS / PR / PSDC / PRP / PTN
Idade: 43 anos

O Segredo da Auto-Ajuda




Hoje é comum que as livrarias reservem espaços promocionais onde se pode encontrar os livros mais vendidos do momento, sem qualquer classificação de gênero. Entretanto, é notável a presença constante por vezes predominante dos chamados livros de auto-ajuda. Trazendo temas como a liderança no meio corporativo, relacionamentos, pensamento positivo, motivação, auto-estima e dinheiro, este 'gênero' alcança marcas expressivas de vendas, impensáveis para a maioria dos livros de ficção.

Programas para juventude em destaque na atual campanha eleitoral




Capacitação para o mercado de trabalho, passe livre para os estudantes, educação, campanhas antidrogas. Todas essas idéias estão sendo apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Curitiba. Resta saber que projetos são, além de interessantes, viáveis, para que possam sair do papel e fazer a diferença à juventude da cidade.

A internet na agenda dos políticos




"A internet revoluciona a campanha política". É desse modo que Paulo Kraoss, um dos coordenadores executivos da campanha do PSDB, define o papel da internet na campanha eleitoral brasileira. Ele afirma que a campanha realizada pela internet ainda não atinge grande parte da população, porém, garante a interação com os eleitores que têm acesso a esse tipo de serviço. "É difícil mensurar a credibilidade da internet porque ainda é um instrumento muito novo. Apesar disso, já é um meio essencial em campanhas eleitorais", explica.

Rumo ao centenário




No dia 23 de setembro de 1909, o então presidente da república Nilo Peçanha criava 19 Escolas de Aprendizes e Artífices que posteriormente tornariam-se os Centros de Educação Tecnológica (Cefets). Em 2009, a criação dessas escolas completará 100 anos e, por isso, o Ministério da Educação (MEC) e as diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, estão se reunindo desde maio desse ano para discutir os preparativos da comemoração.

Cem anos depois de Machado




Segunda-feira, dia 29 de setembro, completam-se cem anos da morte de Machado de Assis. Considerado por muitos o maior escritor brasileiro e um dois maiores escritores em língua portuguesa de todos os tempos Harold Bloom, influente crítico americano, o identificou como o maior escritor afro-descendente que já existiu , Machado com certeza receberá várias homenagens.

Os adultos de amanhã




Desde 2005, mais de um bilhão de reais do governo federal foram investidos em políticas públicas para a juventude. O motivo é bastante claro: Segundo dados do IBGE, o número de jovens entre 15 e 29 anos - já ultrapassa os 50 milhões no país e, daqui alguns anos, esse segmento será a força produtiva do país.

Universidade sem Limites




Já ouviu falar em Ortigueira, Doutor Ulysses, Mato Rico, Florestópolis, Ventania e Rosário do Avaí? São apenas alguns dos mais de 300 municípios existentes no Paraná. Pouco conhecidos, não costumam desfrutar de inovações tecnológicas recentes, e seus moradores têm que aprender a "se virar". Foi para reverter esse quadro que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná e a Fundação Araucária criaram o programa Universidade sem Fronteiras. A idéia é incentivar projetos de extensão no Estado, que difundem conhecimento e tecnologia produzidos nas universidades paranaenses.

Curitiba fez o dever de casa?




A educação, juntamente com a saúde e a segurança pública, faz parte do tripé das campanhas eleitorais. A poucos dias das eleições municipais, vale saber como anda a educação na cidade, tanto do ponto de vista público, quanto pela avaliação de quem está usufruindo dos serviços das escolas.

Bairros da periferia sofrem com falta de redes de esgoto




Se na ficção "Saneamento Básico, o filme", lançado em 2007, levou às salas de cinema 190 mil pessoas, na vida real a temática do filme atinge um público muito maior. Apenas em Curitiba e região metropolitana, o número de domicílios que não possuem redes de esgoto, segundo dados da Sanepar, chega a cinco mil. Apesar do índice de abastecimento de redes de esgoto ter subido de 67%, em 1992, para 77%, no ano 2000, segundo os resultados da Amostra do Censo Demográfico 1992 e 2000 do Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele concentra-se nas regiões mais nobres da cidade, deixando os bairros da periferia sem assistência nenhuma.

Campos para construção de conhecimento




Uma revista voltada exclusivamente para a comunidade acadêmica. Duzentas páginas repletas de informação sobre antropologia e áreas afins, como história e filosofia. Essa é a revista Campos, fundada na UFPR em 2001 em conseqüência de um projeto do Departamento de Antropologia da Universidade. O objetivo desse veículo é aproximar a produção acadêmica local dos estudantes e professores da área em todo o país.

Crescimento com data marcada




Os amantes das ciências exatas podem comemorar. Uma expansão está prevista para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): aumento de infraestrutura, abertura de novos cursos, melhorias na gestão de alunos, professores e técnicos. O pacote não é pequeno, mas nem por isso intimida os administradores da Universidade. O projeto de expansão envolve todos os onze campi da UTFPR e contará com recursos do programa Reuni.

Como lidar com a educação em Curitiba?




A educação é um dos temas centrais visados pelos candidatos à prefeitura de Curitiba. A capital que, segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC), é considerada a detentora de um dos melhores ensinos públicos brasileiros tem também vários problemas que permanecem sem solução.

Novo sindicalismo da CUT completa 25 anos




Fundada em 1983, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou 25 anos no último dia 28. Apenas em março deste ano, entretanto, a CUT e outras cinco centrais foram reconhecidas juridicamente como entidades da classe operária, com direito de representar os sindicatos filiados. O presidente da CUT no Paraná, Roni Barbosa, explica que a Central é a maior organização sindical do Brasil e da América Latina e a quinta maior do mundo, com 3.299 entidades filiadas. "A CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e também possui sedes em todos os estados da União", diz.

Cristovão Tezza ganha Prêmio Jabuti




O professor do Departamento de Letras da UFPR, Cristóvão Tezza, recebeu, nesta terça-feira (23), o primeiro-lugar do Prêmio Jabuti com seu romance O Filho Eterno. A obra, que retrata suas experiências com o filho portador da síndrome de Down, concorre ainda a um dos maiores prêmios da literatura em língua portuguesa, o Portugal Telecom. O escritor catarinense, radicado em Curitiba, já foi premiado antes, com os romances Breve espaço entre cor e sombra, que ganhou o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional como melhor romance de 1998, Aventuras provisórias, premiado com o Prêmio Petrobrás de Literatura, e O fotógrafo que levou o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano de 2004 e o Prêmio Bravo! de melhor obra.

O olhar enviesado de Cristovão Tezza




A Universidade Federal do Paraná conta, em seu quadro de professores, com o premiado escritor brasileiro Cristovão Tezza. Mesmo após ter vários livros publicados e ter recebido diversos prêmios com essas obras, Tezza ainda continua lecionando aulas de Língua Portuguesa e Lingüística no Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição. E isso faz com que muitos possam ser, além de fãs, seus alunos. É o caso do estudante de Letras Eumar Köhler, que diz associar as "técnicas e conceitos" que ele ministra em sala de aula com aquelas que o professor usa em seu processo criativo.

POPULARES

Pular para o conteúdo