Na manhã desta terça (30), o Conselho Universitário (Coun) e o Conselho de Curadores (Concur) da Universidade Federal do paraná (UFPR) se reuniram para confirmar a eleição de Zaki Akel Sobrinho para novo reitor. De acordo com a votação, Zaki obteve 38 votos dos 46 conselheiros presentes.
Nessa quinta-feira, 2 de outubro, o Auditório do Departamento de Comunicação Social da UFPR (R. Bom Jesus, s/n, Juvevê) receberá seis jovens candidatos a vereador de diferentes partidos para um debate promovido pelo seu Centro Acadêmico. O evento, marcado para as 9h30, será dividido em quatro partes: abertura, apresentação dos candidatos, comentários de 'slogans' da cidade e respostas a perguntas do público.
Bancários de Curitiba e região metropolitana realizam, nesta terça-feira (30), uma paralisação de 24 horas. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de Curitiba, aproximadamente 143 agências estão fechadas na capital e nas cidades metropolitanas. No Paraná, 11 mil bancários aderiram à greve, que também acontece em outros 12 estados.
É para melhorar a vida de muitas pessoas que organizações comunitárias se mobilizam em nome de um bem comum. Elas lutam por melhorias no meio ambiente, na vida cotidiana e profissional dos cidadãos. Assim essas comunidades têm voz e vez nas discussões governamentais e públicas.
Quem é o candidato Nome: Carlos Alberto Richa Coligação: Curitiba - O Trabalho Continua PSDB / PP / PSL / PDT / DEM / PSB / PPS / PR / PSDC / PRP / PTN Idade: 43 anos
Hoje é comum que as livrarias reservem espaços promocionais onde se pode encontrar os livros mais vendidos do momento, sem qualquer classificação de gênero. Entretanto, é notável a presença constante por vezes predominante dos chamados livros de auto-ajuda. Trazendo temas como a liderança no meio corporativo, relacionamentos, pensamento positivo, motivação, auto-estima e dinheiro, este 'gênero' alcança marcas expressivas de vendas, impensáveis para a maioria dos livros de ficção.
Capacitação para o mercado de trabalho, passe livre para os estudantes, educação, campanhas antidrogas. Todas essas idéias estão sendo apresentadas pelos candidatos à prefeitura de Curitiba. Resta saber que projetos são, além de interessantes, viáveis, para que possam sair do papel e fazer a diferença à juventude da cidade.
"A internet revoluciona a campanha política". É desse modo que Paulo Kraoss, um dos coordenadores executivos da campanha do PSDB, define o papel da internet na campanha eleitoral brasileira. Ele afirma que a campanha realizada pela internet ainda não atinge grande parte da população, porém, garante a interação com os eleitores que têm acesso a esse tipo de serviço. "É difícil mensurar a credibilidade da internet porque ainda é um instrumento muito novo. Apesar disso, já é um meio essencial em campanhas eleitorais", explica.
No dia 23 de setembro de 1909, o então presidente da república Nilo Peçanha criava 19 Escolas de Aprendizes e Artífices que posteriormente tornariam-se os Centros de Educação Tecnológica (Cefets). Em 2009, a criação dessas escolas completará 100 anos e, por isso, o Ministério da Educação (MEC) e as diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil, estão se reunindo desde maio desse ano para discutir os preparativos da comemoração.
Segunda-feira, dia 29 de setembro, completam-se cem anos da morte de Machado de Assis. Considerado por muitos o maior escritor brasileiro e um dois maiores escritores em língua portuguesa de todos os tempos Harold Bloom, influente crítico americano, o identificou como o maior escritor afro-descendente que já existiu , Machado com certeza receberá várias homenagens.
Desde 2005, mais de um bilhão de reais do governo federal foram investidos em políticas públicas para a juventude. O motivo é bastante claro: Segundo dados do IBGE, o número de jovens entre 15 e 29 anos - já ultrapassa os 50 milhões no país e, daqui alguns anos, esse segmento será a força produtiva do país.
Já ouviu falar em Ortigueira, Doutor Ulysses, Mato Rico, Florestópolis, Ventania e Rosário do Avaí? São apenas alguns dos mais de 300 municípios existentes no Paraná. Pouco conhecidos, não costumam desfrutar de inovações tecnológicas recentes, e seus moradores têm que aprender a "se virar". Foi para reverter esse quadro que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Paraná e a Fundação Araucária criaram o programa Universidade sem Fronteiras. A idéia é incentivar projetos de extensão no Estado, que difundem conhecimento e tecnologia produzidos nas universidades paranaenses.
A educação, juntamente com a saúde e a segurança pública, faz parte do tripé das campanhas eleitorais. A poucos dias das eleições municipais, vale saber como anda a educação na cidade, tanto do ponto de vista público, quanto pela avaliação de quem está usufruindo dos serviços das escolas.
Se na ficção "Saneamento Básico, o filme", lançado em 2007, levou às salas de cinema 190 mil pessoas, na vida real a temática do filme atinge um público muito maior. Apenas em Curitiba e região metropolitana, o número de domicílios que não possuem redes de esgoto, segundo dados da Sanepar, chega a cinco mil. Apesar do índice de abastecimento de redes de esgoto ter subido de 67%, em 1992, para 77%, no ano 2000, segundo os resultados da Amostra do Censo Demográfico 1992 e 2000 do Istituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ele concentra-se nas regiões mais nobres da cidade, deixando os bairros da periferia sem assistência nenhuma.
Uma revista voltada exclusivamente para a comunidade acadêmica. Duzentas páginas repletas de informação sobre antropologia e áreas afins, como história e filosofia. Essa é a revista Campos, fundada na UFPR em 2001 em conseqüência de um projeto do Departamento de Antropologia da Universidade. O objetivo desse veículo é aproximar a produção acadêmica local dos estudantes e professores da área em todo o país.
Os amantes das ciências exatas podem comemorar. Uma expansão está prevista para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR): aumento de infraestrutura, abertura de novos cursos, melhorias na gestão de alunos, professores e técnicos. O pacote não é pequeno, mas nem por isso intimida os administradores da Universidade. O projeto de expansão envolve todos os onze campi da UTFPR e contará com recursos do programa Reuni.
A educação é um dos temas centrais visados pelos candidatos à prefeitura de Curitiba. A capital que, segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC), é considerada a detentora de um dos melhores ensinos públicos brasileiros tem também vários problemas que permanecem sem solução.
Fundada em 1983, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) completou 25 anos no último dia 28. Apenas em março deste ano, entretanto, a CUT e outras cinco centrais foram reconhecidas juridicamente como entidades da classe operária, com direito de representar os sindicatos filiados. O presidente da CUT no Paraná, Roni Barbosa, explica que a Central é a maior organização sindical do Brasil e da América Latina e a quinta maior do mundo, com 3.299 entidades filiadas. "A CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica do país e também possui sedes em todos os estados da União", diz.
O professor do Departamento de Letras da UFPR, Cristóvão Tezza, recebeu, nesta terça-feira (23), o primeiro-lugar do Prêmio Jabuti com seu romance O Filho Eterno. A obra, que retrata suas experiências com o filho portador da síndrome de Down, concorre ainda a um dos maiores prêmios da literatura em língua portuguesa, o Portugal Telecom. O escritor catarinense, radicado em Curitiba, já foi premiado antes, com os romances Breve espaço entre cor e sombra, que ganhou o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional como melhor romance de 1998, Aventuras provisórias, premiado com o Prêmio Petrobrás de Literatura, e O fotógrafo que levou o Prêmio da Academia Brasileira de Letras de melhor romance do ano de 2004 e o Prêmio Bravo! de melhor obra.
A Universidade Federal do Paraná conta, em seu quadro de professores, com o premiado escritor brasileiro Cristovão Tezza. Mesmo após ter vários livros publicados e ter recebido diversos prêmios com essas obras, Tezza ainda continua lecionando aulas de Língua Portuguesa e Lingüística no Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes da instituição. E isso faz com que muitos possam ser, além de fãs, seus alunos. É o caso do estudante de Letras Eumar Köhler, que diz associar as "técnicas e conceitos" que ele ministra em sala de aula com aquelas que o professor usa em seu processo criativo.