qui 21 nov 2024

Monthly Archives: Outubro, 2010

Beto Richa começa a definir equipe




O governador eleito Beto Richa revelou nesta terça-feira, 30, os primeiros secretários de seu governo. Entre eles está José Richa Filho, irmão do governador, que ficará responsável pela nova Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística união das antigas Secretarias de Transporte e de Obras.

Crítica: Biografia de Ida Dalser é resgatada em Vincere




Das paixões políticas à obsessão de uma mulher. Dirigido por Marco Bellocchio, Vincere (Vencer) além de reconstruir a história da ascensão de Benito Almicare Andrea Mussolini (Filippo Timi), expõe o drama de Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno), ignota primeira mulher do ditador fascista, e de seu filho Benito Albino (também vivido por Timi), que morreram internados em hospitais psiquiátricos, tentando convencer a todos sobre sua relação com o líder fascista. A história tornou-se pública em 2000, a partir de uma investigação do jornalista italiano Marco Zeni. A coerência cenográfica aliada ao contexto da obra, lançada na Itália em maio de 2009, levou-a ao Festival de Cannes.

Família, escola israelita e movimentos juvenis formam os jovens judeus




A estudante universitária Aline Ingberman faz parte de uma das 800 famílias judias de Curitiba e frequentou a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann (EIBSG) até a oitava série o último ano oferecido pela instituição. Ela conta que além das aulas de hebraico e de história dos judeus, a escola proporciona a ligação entre a criança e a comunidade judaica. "Quando o aluno sai da escola, ele fica meio fora da comunidade. Um jeito de se manter em contato com o pessoal é participar dos grupos de jovens como o Folclore, de dança, e o Habonim Dror, um movimento juvenil judaico", esclarece.

Estações da Leitura incentivam curitibanos a ler




Os moradores que passam diariamente pelo Terminal do Pinheirinho e pela Rua XV de Novembro não têm desculpas para não estarem lendo um bom livro. Através de um simples cadastro, realizado com a apresentação do RG e de um comprovante de residência, qualquer pessoa pode emprestar obras da literatura mundial nas Estações da Leitura. A iniciativa faz parte do programa "Curitiba Lê", promovido pela Prefeitura e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). "O projeto busca aumentar a quantidade e a qualidade dos leitores na cidade", explica Patrícia Wohlke, gerente das Casas de Leitura da capital paranaense, outra iniciativa da FCC.

Rede hoteleira de Curitiba busca modernização para receber a Copa




Oito mil leitos de hotéis, capacitação profissional, ajustes na infraestrutura. Essa lista contém algumas das determinações da Fifa (Fédération Internationale de Football Association) em relação à rede hoteleira de Curitiba, uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente da ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná) Henrique Lenz, a preparação para o campeonato começou cedo. "Os trabalhos da hotelaria através da ABIH-PR foram iniciados desde as primeiras reuniões com a equipe da 'Match Services AG' (empresa escolhida pela Fifa para coordenar os serviços de hospedagem)", completa.

Santa Quitéria é campeão do torneio amador de Curitiba em 2010




O Coritiba não foi a única equipe paranaense a comemorar um título neste sábado (27). Longe do Couto Pereira e de todo o glamour que cerca as competições nacionais, a equipe do Santa Quitéria empatou em 3 a 3 com o Trieste, de Santa Felicidade, e se sagrou campeão da série A do Campeonato Amador de Curitiba em pleno estádio do Triste, o Francisco Muraro.

Mercado brasileiro da literatura infantil está superaquecido




"Numa casinha branca, lá no Sítio do Pica-Pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta." Em 1931, Monteiro Lobato, o mais famoso escritor brasileiro de obras infantis, lançava Reinações de Narizinho e as crianças puderam entrar pela primeira vez no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Desde então se passaram quase oitenta anos. Hoje, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2008, mais de metade dos frequentadores de bibliotecas são crianças e adolescentes.

Cemitérios e crematórios mantêm a memória dos bichos de estimação




Quando a cachorra Tatuxa morreu, Sandra Fumagalli percebeu que não havia um bom lugar para enterrar o animal. O corpo do bicho de estimação foi levado para a Prefeitura, após recomendação do médico veterinário. Para a surpresa da dona, Tatuxa foi "descartada" pela administração da cidade no aterro sanitário do Atuba, junto com o lixo hospitalar. Dois anos depois, em 2001, Sandra abriu o cemitério de animais Jardim do Bom Amigo. "O cemitério foi aberto pensando em todas as famílias que passam pela dor de perder o seu bicho de estimação e não têm onde enterrá-lo", conta.

Um longo caminho pela frente




Superar seus próprios preconceitos e não julgar sem ter todos os fatos. Foi esse o conselho dado pela jornalista Vânia Mara Welt aos estudantes que participaram do evento Pioneiras do Jornalismo O depoimento das primeiras mulheres nas redações de Curitiba, organizado pela equipe do Jornal Comunicação. Ela falou por experiência própria: depois de reconhecer que estava julgando um caso sem ter as informações necessárias, buscou os fatos e escreveu a matéria que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1996, pelo caso das "bruxas de Guaratuba".

Começam hoje as apresentações no Palácio Avenida




Com o tema "Unidos por um feliz Natal" começam hoje, às 20h30, os espetáculos do coral infantil do Natal HSBC, no Palácio Avenida. Em 2010, o espetáculo comemora 20 anos de existência e conta com a presença da atriz Isabela Garcia como mestre de cerimônias. A novidade para o público é a possibilidade de interação com os coralistas durante a canção Noite Feliz, já que a letra será projetada no prédio do Palácio.

UFPR divulga a lista dos aprovados na primeira fase do vestibular 2010/2011




Quase duas semanas depois da realização do vestibular, a lista dos classificados para a próxima etapa do processo seletivo da UFPR já pode ser acessada no site do Núcleo de Concursos. A partir das 16 horas também estará à disposição do candidato o desempenho individual e as notas do primeiro e do último classificado em cada curso.

Teresa Urban fala da sua vida jornalística e da sua participação na política




Teresa entrou na universidade no inicio dos anos 60, mas começou a trabalhar como jornalista apenas em 1974. Nesse espaço de tempo ela sofreu com ditadura militar instaurada no país: foi presa, torturada e exilada. Porém afirma que passando por tudo isso conheceu a realidade e o que aprendeu nesse período foi determinante na sua carreira.

Um halter na mão e uma ideia na cabeça




Esqueça o discurso habitual das academias de proporcionar bem-estar físico e qualidade de vida a seus frequentadores. Carlos Alberto Decezare Jr, mais conhecido como Carlão, é dono da academia Monster Gym, auto-denominada a mais polêmica de Curitiba. Todos que estão ali tem um objetivo bem claro: ficar "bombados". Carlão não tem medo de assumir suas convicções politicamente incorretas.

Não basta só atuar




Nas telas de cinema e nos palcos de teatro, musicais cativam plateias de gerações diferentes, atraindo um público grande em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ao longo da última década, estima-se que 2,5 milhões de brasileiros foram ao teatro assistir a doze musicais de grande porte em São Paulo. Agora, em 2010, o eixo Rio-São Paulo se tornou o terceiro maior produtor desse gênero teatral do mundo, atrás da West End, de Londres, e da Broadway, de Nova York.

“Não percebemos o preconceito na hora”




Uma das figuras mais importantes para o jornalismo paranaense, Adélia Lopes minimiza o fato de ser a primeira jornalista a trabalhar no rádio e na televisão no Paraná. Embora, possivelmente, seu pioneirismo tenha aberto as portas para outras mulheres, Adélia enxerga a entrada feminina nesta profissão como natural. "O jornalismo, por seus salários baixos, acabou se tornando uma opção feminina", conta. Segundo ela, os homens precisavam manter a família e começaram a optar por profissões com melhor renda.

Pioneira do jornalismo policial




Ela começou estudando contabilidade e, na dúvida sobre o que fazer com o futuro, acabou sendo uma das primeiras mulheres jornalistas cobrindo a parte policial de alguns jornais do estado. Com o tempo, teve a oportunidade de passar por outras áreas do jornalismo e aprendeu por experiência própria que os jornalistas precisam de muita bagagem cultural e muita disposição para aprender.

Comissão eleitoral estabelece limites de propaganda nas eleições do DCE




As eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR, realizadas entre 17 e 18 de novembro, foram vencidas pela chapa Mais vale o que será. Concorreram à gestão executiva do diretório e à representação nos conselhos superiores da UFPR, além da vencedora, as chapas Minha Jangada vai sair pro mar e Reconstrução: um convite à ousadia.

Crítica: Histórias de um curitibano




Quem disse que livros de contos não têm personagens principais? Marcio Renato dos Santos, 36, jornalista curitibano, desmente a afirmação duplamente: o recém-lançado Minda-Au (Record, 2010, 84 págs) é uma coletânea de contos notadamente autobiográficos. Além disso, outro personagem é central nos sete contos que compõem a obra: a cidade de Curitiba.

Mais vale o que será vence as eleições do DCE




A chapa Mais vale o que será venceu as eleições para a executiva do DCE e a representação discente nos conselhos superiores da UFPR. Com 1885 votos contra 1487 da chapa Minha jangada vai sair pro mar e 705 da Reconstrução: Um convite à ousadia, os integrantes da Mais vale o que terão o desafio de centralizar as ações do movimento estudantil local no próximo ano.

Diferentes maneiras de explorar Curitiba




Quarenta e dois quilômetros, saindo do Centro Cívico e fazendo a volta em toda a cidade: Bigorrilho, Pinheirinho, Parolin, Prado Velho, Água Verde, Vila Hauer, Rebouças, Jardim Botânico, dentre outros. Um caminho que, de carro ou de ônibus, pode ser estressante.

POPULARES

Pular para o conteúdo