O governador eleito Beto Richa revelou nesta terça-feira, 30, os primeiros secretários de seu governo. Entre eles está José Richa Filho, irmão do governador, que ficará responsável pela nova Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística união das antigas Secretarias de Transporte e de Obras.
Das paixões políticas à obsessão de uma mulher. Dirigido por Marco Bellocchio, Vincere (Vencer) além de reconstruir a história da ascensão de Benito Almicare Andrea Mussolini (Filippo Timi), expõe o drama de Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno), ignota primeira mulher do ditador fascista, e de seu filho Benito Albino (também vivido por Timi), que morreram internados em hospitais psiquiátricos, tentando convencer a todos sobre sua relação com o líder fascista. A história tornou-se pública em 2000, a partir de uma investigação do jornalista italiano Marco Zeni. A coerência cenográfica aliada ao contexto da obra, lançada na Itália em maio de 2009, levou-a ao Festival de Cannes.
A estudante universitária Aline Ingberman faz parte de uma das 800 famílias judias de Curitiba e frequentou a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann (EIBSG) até a oitava série o último ano oferecido pela instituição. Ela conta que além das aulas de hebraico e de história dos judeus, a escola proporciona a ligação entre a criança e a comunidade judaica. "Quando o aluno sai da escola, ele fica meio fora da comunidade. Um jeito de se manter em contato com o pessoal é participar dos grupos de jovens como o Folclore, de dança, e o Habonim Dror, um movimento juvenil judaico", esclarece.
Os moradores que passam diariamente pelo Terminal do Pinheirinho e pela Rua XV de Novembro não têm desculpas para não estarem lendo um bom livro. Através de um simples cadastro, realizado com a apresentação do RG e de um comprovante de residência, qualquer pessoa pode emprestar obras da literatura mundial nas Estações da Leitura. A iniciativa faz parte do programa "Curitiba Lê", promovido pela Prefeitura e pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC). "O projeto busca aumentar a quantidade e a qualidade dos leitores na cidade", explica Patrícia Wohlke, gerente das Casas de Leitura da capital paranaense, outra iniciativa da FCC.
Oito mil leitos de hotéis, capacitação profissional, ajustes na infraestrutura. Essa lista contém algumas das determinações da Fifa (Fédération Internationale de Football Association) em relação à rede hoteleira de Curitiba, uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014. Segundo o presidente da ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná) Henrique Lenz, a preparação para o campeonato começou cedo. "Os trabalhos da hotelaria através da ABIH-PR foram iniciados desde as primeiras reuniões com a equipe da 'Match Services AG' (empresa escolhida pela Fifa para coordenar os serviços de hospedagem)", completa.
O Coritiba não foi a única equipe paranaense a comemorar um título neste sábado (27). Longe do Couto Pereira e de todo o glamour que cerca as competições nacionais, a equipe do Santa Quitéria empatou em 3 a 3 com o Trieste, de Santa Felicidade, e se sagrou campeão da série A do Campeonato Amador de Curitiba em pleno estádio do Triste, o Francisco Muraro.
"Numa casinha branca, lá no Sítio do Pica-Pau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta." Em 1931, Monteiro Lobato, o mais famoso escritor brasileiro de obras infantis, lançava Reinações de Narizinho e as crianças puderam entrar pela primeira vez no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Desde então se passaram quase oitenta anos. Hoje, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2008, mais de metade dos frequentadores de bibliotecas são crianças e adolescentes.
Quando a cachorra Tatuxa morreu, Sandra Fumagalli percebeu que não havia um bom lugar para enterrar o animal. O corpo do bicho de estimação foi levado para a Prefeitura, após recomendação do médico veterinário. Para a surpresa da dona, Tatuxa foi "descartada" pela administração da cidade no aterro sanitário do Atuba, junto com o lixo hospitalar. Dois anos depois, em 2001, Sandra abriu o cemitério de animais Jardim do Bom Amigo. "O cemitério foi aberto pensando em todas as famílias que passam pela dor de perder o seu bicho de estimação e não têm onde enterrá-lo", conta.
Superar seus próprios preconceitos e não julgar sem ter todos os fatos. Foi esse o conselho dado pela jornalista Vânia Mara Welt aos estudantes que participaram do evento Pioneiras do Jornalismo O depoimento das primeiras mulheres nas redações de Curitiba, organizado pela equipe do Jornal Comunicação. Ela falou por experiência própria: depois de reconhecer que estava julgando um caso sem ter as informações necessárias, buscou os fatos e escreveu a matéria que lhe rendeu o Prêmio Esso de Jornalismo, em 1996, pelo caso das "bruxas de Guaratuba".
Com o tema "Unidos por um feliz Natal" começam hoje, às 20h30, os espetáculos do coral infantil do Natal HSBC, no Palácio Avenida. Em 2010, o espetáculo comemora 20 anos de existência e conta com a presença da atriz Isabela Garcia como mestre de cerimônias. A novidade para o público é a possibilidade de interação com os coralistas durante a canção Noite Feliz, já que a letra será projetada no prédio do Palácio.
Quase duas semanas depois da realização do vestibular, a lista dos classificados para a próxima etapa do processo seletivo da UFPR já pode ser acessada no site do Núcleo de Concursos. A partir das 16 horas também estará à disposição do candidato o desempenho individual e as notas do primeiro e do último classificado em cada curso.
Teresa entrou na universidade no inicio dos anos 60, mas começou a trabalhar como jornalista apenas em 1974. Nesse espaço de tempo ela sofreu com ditadura militar instaurada no país: foi presa, torturada e exilada. Porém afirma que passando por tudo isso conheceu a realidade e o que aprendeu nesse período foi determinante na sua carreira.
Esqueça o discurso habitual das academias de proporcionar bem-estar físico e qualidade de vida a seus frequentadores. Carlos Alberto Decezare Jr, mais conhecido como Carlão, é dono da academia Monster Gym, auto-denominada a mais polêmica de Curitiba. Todos que estão ali tem um objetivo bem claro: ficar "bombados". Carlão não tem medo de assumir suas convicções politicamente incorretas.
Nas telas de cinema e nos palcos de teatro, musicais cativam plateias de gerações diferentes, atraindo um público grande em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ao longo da última década, estima-se que 2,5 milhões de brasileiros foram ao teatro assistir a doze musicais de grande porte em São Paulo. Agora, em 2010, o eixo Rio-São Paulo se tornou o terceiro maior produtor desse gênero teatral do mundo, atrás da West End, de Londres, e da Broadway, de Nova York.
Uma das figuras mais importantes para o jornalismo paranaense, Adélia Lopes minimiza o fato de ser a primeira jornalista a trabalhar no rádio e na televisão no Paraná. Embora, possivelmente, seu pioneirismo tenha aberto as portas para outras mulheres, Adélia enxerga a entrada feminina nesta profissão como natural. "O jornalismo, por seus salários baixos, acabou se tornando uma opção feminina", conta. Segundo ela, os homens precisavam manter a família e começaram a optar por profissões com melhor renda.
Ela começou estudando contabilidade e, na dúvida sobre o que fazer com o futuro, acabou sendo uma das primeiras mulheres jornalistas cobrindo a parte policial de alguns jornais do estado. Com o tempo, teve a oportunidade de passar por outras áreas do jornalismo e aprendeu por experiência própria que os jornalistas precisam de muita bagagem cultural e muita disposição para aprender.
As eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR, realizadas entre 17 e 18 de novembro, foram vencidas pela chapa Mais vale o que será. Concorreram à gestão executiva do diretório e à representação nos conselhos superiores da UFPR, além da vencedora, as chapas Minha Jangada vai sair pro mar e Reconstrução: um convite à ousadia.
Quem disse que livros de contos não têm personagens principais? Marcio Renato dos Santos, 36, jornalista curitibano, desmente a afirmação duplamente: o recém-lançado Minda-Au (Record, 2010, 84 págs) é uma coletânea de contos notadamente autobiográficos. Além disso, outro personagem é central nos sete contos que compõem a obra: a cidade de Curitiba.
A chapa Mais vale o que será venceu as eleições para a executiva do DCE e a representação discente nos conselhos superiores da UFPR. Com 1885 votos contra 1487 da chapa Minha jangada vai sair pro mar e 705 da Reconstrução: Um convite à ousadia, os integrantes da Mais vale o que terão o desafio de centralizar as ações do movimento estudantil local no próximo ano.
Quarenta e dois quilômetros, saindo do Centro Cívico e fazendo a volta em toda a cidade: Bigorrilho, Pinheirinho, Parolin, Prado Velho, Água Verde, Vila Hauer, Rebouças, Jardim Botânico, dentre outros. Um caminho que, de carro ou de ônibus, pode ser estressante.