qui 25 abr 2024
HomeCidadeAgenda Federal: Volta às aulas

Agenda Federal: Volta às aulas

As férias forçadas de quatro meses graças à greve dos professores das universidades federais chegou ao fim. É um momento de alí­vio para uns, tristeza para outros (ou até desespero para quem não fez nada relacionado ao curso nesse tempo todo).Junto com as aulas, voltam também os eventos, as festas e as palestras e a Agenda Federal, que mostra o que acontece na UFPR todas as semanas.
Confira a programação de 24 a 30 de setembro:
Programe-se!
Se você voltou a ter aulas nesta semana, estando feliz ou não, é tudo por causa do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que discutiu e aprovou o novo calendário acadêmico de 2012 (mas que acaba em 2013). Ainda perdido? Aqui você encontra a resolução de fim da greve e como estão dispostos prazos, provas finais e tudo mais.
Solte sua voz
Tem uma banda, é músico amador ou cantor de chuveiro? A UFPR, com organização da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) lança este ano o Festival da Canção da UFPR, um evento que libera espaço para quem compõe e toca músicas próprias e é servidor, professor ou aluno da instituição. A apresentação ao vivo (é isso aí­!) é apenas em novembro e inclui até a gravação de um CD com os dez finalistas, mas as inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (24). O que está esperando?
Festival da Canção da UFPR
Inscrições abertas de 24 de setembro a 11 de outubro, na Coordenadoria da Proec (3º andar do Prédio Histórico);
Cada participante ou grupo tem direito a inscrever uma composição;
Apresentações em 8, 9 e 10 de novembro, no Teatro da Reitoria;
Para o regulamento completo e a ficha de inscrição, clique aqui
….
Sociologia, polí­tica e direitos humanos
Em setembro e outubro, “polí­tica” vira sinônimo de eleições, mas quem é fã do estudo em geral terá uma semana cheia para discutir o tema em suas mais variadas formas. É o IV Seminário Nacional Sociologia e Polí­tica, que reúne mesas-redondas sobre direitos humanos e cidadania, tudo sob o comando de professores de Sociologia e da pós-graduação em Ciência Polí­tica da UFPR. As atividades começam na terça-feira (25), mas seguem por mais dois dias.
IV Seminário Nacional Sociologia e Polí­tica
De 25 a 27 de setembro
Terça-feira, 25 de setembro
9h às 19h: Credenciamento na tenda montada no pátio da Reitoria
18h: Abertura solene no Teatro da Reitoria
19h: Conferência de abertura: Pluralidade e Garantia dos Direitos Humanos no Século XXI
Paticipantes: Prof.ª Dr.ª Maria Victoria de Mesquita Benevides (USP) e Dr. Jorge Abrahão de Castro (IPEA). No Teatro da Reitoria.
Para a programação completa, é só clicar aqui.
Eu levo a pipoca!
É fanático por filmes e não se contenta apenas em ir à sala de cinema e sair sem discutir todos os detalhes do que acabou de assistir? Então o evento História no cinema: Semana de História Antiga e Medieval, da professora Marcella Lopes Guimarães, do Departamento de História da UFPR, e do Núcleo de Estudos Mediterrâneos (Nemed), é perfeito para você. São ciclos de palestras sobre filmes variados sobre a relação entre História e Cinema. Em pauta, filmes bastante variados e este colunista iria só por “Monty Python: em Busca do Cálice Sagrado”.
História no cinema: Semana de História Antiga e Medieval
De 24 a 27 de setembro, na Reitoria da UFPR (prédio D. Pedro I, 6º andar, sala 612)
Das 8h às 12h (sessão extra na terça-feira, das 13h30 às 17h30)
Filmes debatidos: “Coração Valente”, “Alexandria”, “Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado”, “Em Nome de Deus” e “Troia”.
Inscrições limitadas pelo email historianocinema@hotmail.com. Confira o cartaz do evento para mais informações.
Semana acadêmica
É a vez do curso de Direito realizar sua semana acadêmica. Comandado pelo Centro Acadêmico Hugo Simas, o evento tem como tema “O Saber Jurí­dico Crí­tico na Perspectiva dos 100 anos da Universidade Federal do Paraná”. São palestras sobre vários segmentos da carreira, tudo com alguns dos grandes nomes do Direito curitibano e do quadro docente de várias instituições. E uma dica valiosa dos realizadores: a presença em 50% das palestras contará 50 horas complementares.
Semana acadêmica da Faculdade de Direito da UFPR
De 24 a 28 de setembro;
Local: Salão Nobre da Faculdade de Direito;
Segunda-feira, 24 de setembro:
9h: Direito Civil, com Prof. Dr. Antônio Peres Gediel (UFPR) e Maria Berenice Dias (Instituto Brasileiro de Direito de Famí­lia)
19h: Direito Penal, com Prof. Dr. Maurí­cio Stegemann (UniCuritiba) e Prof. Dr. Rodrigo Sanchéz Rios (PUC-PR)
Terça-feira, 25 de setembro
9h: Direito do Trabalho, com Prof. Dr. Wilson Ramos Filho (UFPR) e Prof.ª Maí­ra Marques da Fonseca (UniBrasil)
19h: Direito Processual Civil, com Prof. Dr. Manoel Caetano Ferreira Filho (UFPR) e Prof. Dr. Eduardo Talamini (UFPR)
Para a programação de todos os dias do evento, acesse este link.
Anuncie aqui
O Agenda Federal pode ser seu espaço de divulgação! Seu curso vai oferecer alguma atividade interessante e que precisa de divulgação? O centro acadêmico vai dar aquela festa e quer o máximo de presentes possí­veis? Tem algum anúncio de produto ou moradia relacionado à universidade? É só mandar um email para jornalcomunicacao@ufpr.br com sua sugestão. Até a próxima!

Deixe a vergonha e lado e mostre seus dotes musicais.
Divulgação/UFPR
Apesar de pré-eleições, a votação não está em pauta.
Divulgação/UFPR
Monty Python é destaque na discussão sobre cinema. Ni!
Reprodução/Columbia Pictures