sáb 23 out 2021
HomeNotas comunicaçãoAlerta de desmatamento da Floresta Amazônica diminui

Alerta de desmatamento da Floresta Amazônica diminui

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento e a degradação de florestas na Amazônia atingiram uma área de 175 quilômetros quadrados (km²) nos últimos dois meses do ano. Em 2012, o desmatamento detectado foi quase o dobro do identificado na mesma época desse ano – 292 km².

O Inpe é o responsável pelo Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real, o Deter. Ele utiliza satélites que capturam imagens e permitem a visualização de áreas de corte raso, incêndios florestais, retirada completa da vegetação nativa em determinada área e degradação por extração de madeira.

A última captação de imagens nas áreas de risco foi comprometida pela cobertura de nuvens em quase 50% do território, mas tais locais foram identificados e computados.

O Estado que lidera o ranking de maior desmatamento é Mato Grosso, com 83,57 km² de árvores derrubadas, nos dois meses analisados (março e abril).

Segundo o levantamento, o desmatamento da Floresta Amazônica nos últimos 8 meses já passa de 1,8 mil quilômetros quadrados. (15% a mais do que o período anterior.) Contudo, a diferença de um ano para outro vem caindo. A Operação Onda Verde está contribuindo para essa diminuição – garante Luciano de Meneses Evaristo, diretor de Proteção Ambiental do Ibama. Madeira serrada e em toras têm sido apreendida em grande escala e multas ultrapassaram a cifra de 1,5 bilhão de reais.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes