sex 07 out 2022
HomeCulturaAlmanaque reúne críticas dos 94 filmes ganhadores do Oscar

Almanaque reúne críticas dos 94 filmes ganhadores do Oscar

Carolina Genez criou o projeto durante a pandemia, após assistir aos 94 longas-metragens vencedoras de melhor filme

A 94º cerimônia do The Academy Awards ou Oscar aconteceu na noite deste domingo (27) e premiou o filme CODA – No Ritmo do Coração – como o melhor filme em 2022. A tradicional estatueta dourada é considerada o prêmio mais grandioso e prestigiado do audiovisual. A cerimônia, que é realizada anualmente, entrega prêmios em 24 categorias.

A primeira apresentação do Oscar aconteceu em 1929 com jantar privado, em Hollywood. A cerimônia, que durou apenas quinze minutos e teve 270 convidados, premiou o drama de guerra “Asas” como o melhor filme da época. E, assim, ano a ano, o Oscar entregou a premiação para peças que representavam a década e a visão dos seletos juízes.

Para ajudar a relembrar os melhores filmes do Oscar e o cinema de cada década, as alunas de jornalismo Carolina Genez, Jessica Rafaella, Marina Anater e Paula Bulka desenvolveram um almanaque especial com críticas sobre os premiados.

O projeto surgiu durante a pandemia, em 2020, quando Carolina Genez assistiu 94 longas-metragens vencedoras de melhor filme do Oscar, desde 1929 até 2022. Nesse período, foram produzidas críticas sobre cada película, que em novembro de 2021 foram utilizadas para desenvolver um almanaque para a disciplina de Produção Editorial e Gráfica, ministrada pelo professor José Carlos Fernandes.

Com destaques para cada década de cinema, o almanaque retrata os 94 filmes em ordem cronológica, apresentando as sinopses, críticas opinativas, prêmios conquistados e curiosidades sobre cada longa-metragem. Confira no link a seguir, a produção das estudantes de jornalismo da UFPR:

Confira:

NOTÍCIAS RELACIONADAS