dom 28 abr 2024
HomeCidadeCuritiba recebe festival de curtas Super 8

Curitiba recebe festival de curtas Super 8

“O super 8 é leve e descontraído, é experimental, ousado e afrontoso; é cinema”

Curitiba recebeu entre os dias 26 e 29 de outubro a 18ª edição do Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba – realizado no Teatro da Caixa Cultural Curitiba. O evento contou com uma programação variada de exibições de filmes, oficinas e mostras competitivas, todas ofertadas gratuitamente.

Para quem não está familiarizado, Super 8 ou Super 8 mm, é um tipo de rolo de filme desenvolvido pela Kodak como uma versão aprimorada do tradicional rolo de filme de 8 mm. Ele chegou ao mercado em 1965, ficando muito popular no meio amador, como no registro de viagens de família, mas com o passar do tempo, foi sendo utilizado por estudantes de cinema e diretores iniciantes. Até nomes de peso como Steven Spielberg começaram com Super 8, algo que pode ser visto em seu filme semi-biográfico Os Fablemans, lançado em 2022.

Trailer de divulgação oficial do Curta 8 (Créditos: Perfil Oficial do Instagram)

A mais recente edição do festival contou com a exibição de 94 filmes de seis países diferentes. Entre as diversas categorias das mostras competitivas tiveram: Tomada Única, para produções capturadas no próprio rolo de filme sem trabalho de edição e pós-produção que contaram com 20 participantes; Digital, para filmes que passaram por tratamento e finalização digital; e ainda sessões como Dia do Filme Caseiro, que exibiu filmes enviados pelo público, passando por um processo de revisão e curadoria por parte da organização do evento.

O super 8 é leve e descontraído, é experimental, ousado e afrontoso; cinema” é assim que Fábio Allon – um dos curadores do Curta 8 – descreve essa forma de produção cinematográfica. A grande quantidade e variedade de obras exibidas durante a mais recente edição do Festival Internacional de Cinema Super 8 de Curitiba é prova de que o estilo segue firme e forte.

Além de curador do Curta 8, Fábio Allon é cineasta e professor (FOTO: Acervo Pessoal)
Lista dos filmes vencedores das mostras competitivas Tomada Única e Finalizado em Digital (Créditos: Perfil Oficial do Instagram)
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Pular para o conteúdo