A Campanha do Agasalho 2023, “Doou Esquentou”, iniciou no último dia 16 e conta com 108 pontos de doação em toda a capital. Promovida pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS), a iniciativa conta com o apoio entidades públicas e privadas.
As empresas parceiras deste ano são:
- Supermercados Condor;
- Rede Festval;
- Gigante Atacadista;
- Jockey Plaza Shopping;
- Rede Massa;
- Banco do Brasil;
- Ritmo Logística S/A;
- Universidade Positivo;
- Ótica Ipanema;
- YouRock Bar;
- Boteco da Ordem;
- Garden HamBurgueria;
O número ainda pode aumentar com o decorrer da campanha, que deve durar até setembro de 2023. Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também recebem peças. A lista com todos os endereços pode ser encontrada aqui.
Segundo a representante da Fundação de Ação Social (FAS) Adriana Ribeiro, a iniciativa auxilia a suprir a demanda por roupas de frio, que aumenta nesta época do ano. “O atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social é feito o ano inteiro e intensificado durante o período do inverno, com a Campanha do Agasalho. A FAS pretende superar a arrecadação de 2022, que foi de 110 mil peças”, declara.

No Cadastro Único, a principal ferramenta utilizada pela administração municipal, atualizado de 12 em 12 meses, havia mais de 1.800 pessoas incluídas na FAS, entre elas uma parcela em situação de rua, principal atingida pelas temperaturas próximas a zero graus da capital parananense. As peças são entregues a esta parte da população nas unidades da fundação.
Para doar em grandes quantidades o Disque Solidariedade pode ser acionado pelo número 156.