sex 29 mar 2024
HomeAmbiente & SustentabilidadeCELU proporciona ambiente familiar para quem vem estudar em Curitiba

CELU proporciona ambiente familiar para quem vem estudar em Curitiba

Fachada do CELU (Foto: Maria Miqueletto)
Fachada do CELU
(Foto: Maria Miqueletto)

Localizada no centro de Curitiba, em frente ao Passeio Público, a CELU – Casa do Estudante Luterano Universitário – acolhe cerca de 80 homens vindos de todas as partes do mundo para estudar na capital. Com mensalidade de cerca de R$ 200, a casa preza pelo trabalho democrático e em grupo. Por mais que leve o nome da religião Luterana, não há exigências religiosas para os moradores. “Aqui tem gente de toda religião e tem pessoas sem crença também”, afirma Aparecida Angelina de Lima, 60, funcionária da república há 16 anos.

Os moradores são divididos em 10 departamentos para facilitar a organização, sendo eles: alimentação, bem-estar, comunicação, cultura, elétrica, esporte e lazer, informática, limpeza e pastoral. Em seus três andares, a CELU possui cerca de 40 quartos, em cada um, vivem duas pessoas. Tem também uma biblioteca, internet e TV a cabo. Os residentes fazem assembleias a cada seis meses para discutir os investimentos e gastos que serão feitos no espaço. Além disso, os moradores organizam eventos sociais, como coleta e doação de roupas, e mantém um jornal interno, o Gazua. “Tentamos fazer eventos internos para integrar os moradores”, conta Diego.

Residente da CELU há quatro anos, Cassiano Tabalipa, 30, reforça que a casa tem características que a diferem das outras repúblicas de estudante: “Aqui tem mais liberdade, o pessoal é mais reservado. Comparado a CEU (Casa do Estudante Universitário do Paraná), aqui é mais calmo, não tem tantas festas”.

Para ingressar na Casa

O processo seletivo para ingresso na casa ocorre duas vezes por ano no Concurso de Novos Moradores e consiste na análise do perfil dos candidatos por meio de três bancas compostas pelos moradores: social, econômica e cultural. “As bancas avaliam principalmente a proatividade das pessoas e como elas trabalham em grupo”, afirma Diego Silva Coelho, 27, estudante de medicina que reside na CELU desde 2011.

O candidato deve preencher a ficha de inscrição e levar RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de matrícula, certidão negativa de antecedentes criminais, carta de apresentação e duas fotos.

Para mais informações acesse o site da CELU  e sua página no facebook ou ligue no telefone (41) 3324-3313. Quer conhecer também a CEUC – Casa da Estudante Universitária de Curitiba? Confira o que as moradoras têm para dizer sobre ela, clicando aqui.