Reportagem por Alana Morzelli e Thiago ferrari
Nesta Segunda, 24, inicia o Festival de Curitiba, evento cultural tradicional da cidade que chega em sua 33° edição como um dos mais tradicionais eventos da cultura no Brasil e na América Latina. O evento reúne 350 atrações e está disponível por duas semanas, até o dia 6 de abril, destacando-se como um importante espaço para a arte cênica no País. O Jornal Comunicação traz uma cobertura especial, com uma equipe composta por cerca de 50 alunos dos quinto e sétimo períodos do curso de Jornalismo da UFPR, orientados por três docentes.
Além dos tradicionais espetáculos de teatro, dança e música, o Festival de Curitiba oferece uma programação diversificada que inclui performances de outros segmentos artísticos, como circo, artes visuais, e até mesmo gastronomia e literatura. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de participar de debates, oficinas e ações culturais que enriquecem a experiência e aprofundam o entendimento sobre as diferentes formas de expressão artística.
Dentre os artistas de destaque que estarão presentes nesta edição, estão nomes renomados como Maria Bethânia, que trará seu show “Raíz de Todo o Encanto”, Ricardo III, uma peça estrelada por Marco Nanini, e apresentações do grupo de dança Companhia de Dança Deborah Colker, que promete levar ao palco o melhor da dança contemporânea. O Festival também contará com a presença de importantes grupos teatrais nacionais e internacionais, como a Cia. Teatral, O Espaço do Ator, e o aclamado diretor Jorge Takla, que estreará uma nova montagem no evento.
O Jornal Comunicação faz uma cobertura completa durante os 14 dias de evento. As reportagens e produções sonoras e audiovisuais, elaboradas pelos alunos, proporcionam uma visão aprofundada e diversificada das atrações do Festival de Curitiba. Oferecem aos leitores, a chance de se manterem informados sobre o festival de forma detalhada e envolvente, com uma abordagem fresca, refletindo a visão dos futuros profissionais da comunicação.
As diferentes atrações do Festival estão distribuídas em mais de 70 espaços espalhados por Curitiba e região metropolitana. O evento conta com apresentações gratuitas e pagas, divididas entre os diferentes segmentos do festival, cada um com sua peculiaridade, os ingressos podem ser comprados tanto na bilheteria como no site do Festival.
Mostra Lúcia Camargo
Contando com a curadoria de três especialistas e amantes das artes cênicas, a mostra reúne 27 apresentações que buscam explorar a pluralidade de gêneros e experiências proporcionadas pela arte teatral. Contando com a participação especial de artistas de renome no cenário nacional, o segmento conta com tanto com apresentações gratuitas como pagas, com ingressos a partir de R$42.
Programação da Mostra Lúcia Camargo
Mostra Fringe
A mostra aberta Fringe é uma das grandes chamarizes do Festival e uma das grandes vitrines da cena teatral brasileira na atualidade. Contando com 280 apresentações e oficinas de artistas e companhias teatrais do país inteiro, a mostra acontece em diversos locais da capital paranaense e da região metropolitana, sendo a maior parte das atividades disponibilizadas por ela gratuitas;
Risorama
Um dos maiores espetáculos de humor do Brasil volta mais uma vez para Curitiba. Com a curadoria do humorista Diogo Portugal, o Risorama reúne alguns dos maiores nomes do stand-up brasileiro. O evento acontece na Live Curitiba e tem ingressos a partir de R$42,50.
Mostra Surda de Teatro
Quem também retorna ao Festival é a Mostra Surda de Teatro, que mais uma vez celebra as produções de artistas surdos de diversas partes do país. Contando com espetáculos e cenas curtas que trazem protagonismo à comunidade surda e celebram a diversidade de expressões proporcionadas pela arte.
Guritiba
Voltada ao público infanto-juvenil, a mostra Guritiba conta com uma série de atrações que vão desde musicais a atividades recreativas com o foco na formação e no lazer do público.
MishMash
Contando com a maior diversidade dentro do Festival, o Mishmash é um palco para diversas atrações de diferentes expressões artísticas. O segmento conta com apresentações que contam com elementos que vão de música a malabarismo e acontece durante os últimos dois dias do Festival (5 e 6 de Abril).
Gastronomix
Se propondo a fazer um mix entre a música e a gastronomia, o Gastronomix convida toda a família a um evento ao ar livre que conta com apresentações musicais, aula-show e outras atividades.