ter 26 out 2021
HomeDestaquesCuritiba participa da Semana Nacional de Museus

Curitiba participa da Semana Nacional de Museus

Com criatividade e memória, museus podem começar uma mudança social. Este é o tema que rege a 11ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Durante sete dias, 13 a 19 de Maio, 1.252 instituições realizam eventos e exposições em comemoração ao Dia Internacional de Museus, no dia 18. Em Curitiba, uma das 535 cidades brasileiras participantes, mais de 10 locais prepararam uma agenda com muitas atrações.

Além de exposições, o público poderá assistir a palestras ou fazer parte de debates e reflexões. Na capital paranaense, a organização é por conta da Fundação Cultural (FCC). Toda a programação é gratuita no Memorial de Curitiba, nos museus da Gravura e da Fotografia (no Solar do Barão), no Masac – Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba, na Casa Romário Martins e no MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba.

O calendário diferente durante o período atrai um público variado. De acordo com a Pesquisa da Semana de Museus, realizada desde 2011 e coordenada pelo Ibram, a média de visitantes cresce 130% em comparação com a semana anterior, quando os eventos não ocorrem. Marcelo Sutil, historiador da FCC, confirma. Em cada um dos três dias de seminários realizados no teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, todos os 140 assentos foram ocupados. Isso mostra que a iniciativa funcionou. “As pessoas acham que o museu é um espaço morto, vazio. Mas não, ele promove interatividade, dá valor aos patrimônios da cidade”, explica Sutil. O historiador organizou os seminários, que contaram com temas como a História e as Imagens, e também O Espaço Urbano. “Essa semana de atividades fora da rotina diária é uma forma de chamar atenção da população”, destaca.

Museu Oscar Niemeyer oferece programação especial no Dia do Museu

Mudança Social

Desde 2009, o Museu da Periferia (MUPE) mostra à comunidade muito mais que exposições. O espaço fez intercâmbio com os museus da Maré e da Favela, ambos do Rio de Janeiro. Em 2011, oficializou-se como instituição museológica. Para Marcelo Rocha, coordenador do MUPE, o tema “Museus (memória + criatividade) = mudança social” é muito importante para que a comunidade se aproxime de atividades assim. “Cada vez mais as entidades estão buscando esse tipo de interação. A memória vem sendo trabalhada para resgatar a identidade social, fortalecendo o senso de pertencimento”, conta. A professora e coordenadora do laboratório de pesquisa em educação histórica da UFPR, Maria Auxiliadora Schimdt, revela a importância para a comunidade: “O museu passa a fazer parte da vida das pessoas. Deixa de ser um lugar de elite”. Um dos projetos que a universidade mantém com o MUPE é o “Contando histórias da nossa gente”.

 

Serviço:

 

CASA ROMÁRIO MARTINS
Largo Coronel Enéas, 30 – Largo da Ordem – São Francisco
Tel.: (41) 3321-3265 (41) 3321-3313
10h às 12h
Ação Educativa – Visita mediada para os funcionários da PMC e comunidade em geral.

MEMORIAL DE CURITIBA

09h às 18h
Exposição – Curitiba, anos 50 – Identidades.
Exposição – de fotografias das esculturas públicas de Henrique de Aragão.

MUSEU DA FOTOGRAFIA – Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Solar do Barão – Centro

Exposições:
Um olhar Brasileiro em Terras Brasileiras – Exposição de vários artistas.
Exposição individual do fotógrafo Marcos Braguetto.

Oficinas (até dia 18/05 – 14h às 17h)
Oficina de Gravura para grupos específicos (comunidade, pro jovem, estudantes de artes, professores da rede municipal). Ver programação (diversos horários).

MuMA  – Av. República Argentina, 3430 – Portão

18/05/2013 – 10h às 12h

Ação educativa – Roda de Leitura e Impressões sobre o texto – leitura musicada do texto de cordel o momento de conversa sobre as impressões do texto e imagens da obra abordada e produção de
imagem em gravura.

18/05/2013 – 14h às 18h

Ação educativa – Demonstração de Gravura com a artista Ely Felber – demonstração do processo de xilogravura e produção de gravura pelos participantes.

MUPE – Shopping Hauer

Dia 18

Exposição aberta (Memória e sonhos do Sítio Cercado) e atividade de recreação
oficina com educação Lapeduh UFPR

Dia 19 a partir das 14h

Recreação com a comunidade e oficina com a escola de samba Imperatriz da Liberdade

MUSEU OSCAR NIEMAYER

Entrada Gratuita no dia 18 de maio
Horário: 10h às 18 horas – último acesso: até 17h30

Programação:
Apresentação musical com o grupo Metalmorfose
Horário: 11 horas  Local: Vão livre

Oficinas artísticas
“Composições geométricas relacionadas com obras de M.C. Escher e Osmar Chromiec”
Horário: 14 horas  Local: Espaço da Ação Educativa

“Pintando com tecidos” com Yara Martins – artista do acervo
Horário: 15h15  Local: Espaço da Ação Educativa

“Gravura em metal” com Uiara Bartira
Horário: 16h30  Local: Espaço da Ação Educativa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Populares

Comentários recentes